Treinamento particular: Coaching

O sistema de Coaching em xadrez é um treinamento personalizado, haja vista que o nível enxadrístico de cada um é algo de difícil aferição real. Porém outros objetivos são procurados quando se busca uma aula de Xadrez, sejam elae pedagógicos, esportivos, competitivos, terapêuticos ou filosóficos.

 

Portanto, cada estudante escolherá entre os nossos métodos de treinamento de acordo com o resultado que espera do Xadrez em sua vida. Já o nível de jogo é normalmente definido por uma relação entre horas de estudo, horas de prática e experiência em competições.

 

Principais temas trabalhados no Coaching da Academia ESTAVOS

 

  • Competitivo: (Se competir é o que você pretende, é para isso que lhe prepararemos. O foco é o alto rendimento, evolução sólida e rápida e suporte psicológico para lidar com competições. Aprender a tirar proveito de derrotas, estudar e planejar estudos, psicologia da competição e criação de repertório serão abordados nesse estilo de treinamento):

Ritmos de jogo e modalidades de Xadrez, O Xadrez psicológico, Postura do enxadrista e tipos de adversários a se encontrar em competições, Como me preparar para torneios de longa duração?, Repertório de Aberturas: Qual sua necessidade?, Montando meu Repertório de Aberturas, Utilizando softwares no treinamento.

 

  • Esportiva: (Assuntos referentes ao jogo em sua forma científica, visa melhorar o nível competitivo no jogo e aprender técnicas e estratégias de combate):

Técnicas de Finalização, Aberturas e defesas, combinações: simples, duplas e de ataque ao Rei, Final, noções de estratégia, softwares e sites complementares de estudo.

 

  • Filosófica: (Assuntos como paciência, autoanálise, ego, ética, dentre outros, são trabalhados didaticamente ao longo do curso e objetivam uma visão ampla sobre Xadrez. Analisar e aplicar lições do jogo na vida e investigar a vertente filosófica sobre a prática do Xadrez e os benefícios na vida particular.):

As ciências presentes no Xadrez: matemática, física e geometria, aplicações do Xadrez no cotidiano, a Filosofia do Xadrez: as peças e seu simbolismo, a coroação, fator tempo, ética e consequências do Xadrez para a vida.

 

  • Pedagógico: (É o Xadrez trabalhando de mãos dadas com a escola. Como forte ferramenta pedagógica e educacional, situações onde a lógica matemática podem ser vistas e estudadas serão prioridade nesse método. Além de concentração, foco e paciência.):

Geometria e o Xadrez, Coordenadas Cartesianas, Análise: como fazer a medição de quem está ganhando em  uma partida?, Cálculo de Variantes, Cálculo no ataque, As ciências presentes no Xadrez: matemática, física e geometria, Táticas básicas, Problemas envolvendo Mate, Anotação de partida.

 

  • Terapêutico: (o objetivo é desfrutar dos benefícios que o Xadrez trará à mente humana, tais como concentração, memória, criatividade, cálculo, respeito às regras, evolução, auto-estima dentre outros. No decorrer dos encontros, as aulas respeitarão o conteúdo proposto, porém terão enfoque maior nas habilidades cognitivas que o jogo proporciona.):

A concentração e sua importância na partida, Como manter o foco e resolver um problema de cada vez?,  Cálculo em Xadrez: como contar jogadas a frente, Trabalhando a memória: jogar uma partida e relembrar dos movimentos, e do raciocínio realizado para se chegar a decisão do movimento, atividades paradidáticas com Xadrez, outras modalidades de Xadrez, observando a evolução: observar em uma partida antiga do Aluno evolução no nível de jogo e capacidade analítica;