Em setembro de 2016 foi aprovada no 87º Congresso FIDE realizado em Baku, Azerbaijão mudanças na Lei da FIDE que entram em vigor a partir de Julho de 2017. A equipe da ESTAVOS participou de um workshop com o AI Antônio Bento onde ele explicou minunciosamente o que muda a partir do meio desse ano nas regras de competição de Xadrez. Confira agora o que muda nas Leis do Xadrez de Jul/2017 até Jun/2021
Em 2016 tivemos um ano de competições enxadrísticas muito intenso e movimentado. Com a tecnologia cada vez mais acessível e várias escolas de Xadrez aparecendo pelo mundo a tendência eram as coisas esquentarem e a hegemonia de apenas um jogador, mesmo que esse jogador seja Magnus Carlsen desaparecer. Confira quem são os campeões mundiais do ano de 2016
    Desde sua forma primária até o Xadrez de alto nível dos computadores que temos hoje, o jogo passou por diversas modificações que o deixaram mais divertido e praticável.
Mais uma vez o norueguês Magnus Carlsen defendeu seu título de Campeão do Mundo de Xadrez. Desta vez, contra o russo Sergey Karjakin que ofereceu uma resistência sem precedentes. Confira no post o que aconteceu no Mundial de Xadrez 2016
A estratégia é um tema importante para jogadores de todos os níveis. Ela ajuda a entender o rumo que a partida deve tomar, a criar um plano vitorioso, a compreender e utilizar a seu favor o movimento de cada peça. Ensina também a buscar vantagens em posições aparentemente igualadas, a estragar aos poucos o jogo do adversário enquanto melhora o seu próprio jogo e como os peões e suas estruturas direcionam a partida. O estudo de estratégia distingue os que irão evoluir no jogo dos que não vão, pois aumentam consideravelmente a visão individual sobre Xadrez.
A palavra ESTAVOS é um acrônimo entre as palavras, Estratégia, Tática e objetivos. Esses três conceitos são estudados por jogadores de Xadrez de diversos níveis. Conceitos estes que se pararmos pra pensar, são essenciais no cotidiano. E onde isso se aplica? Na vida!
Será realizada entre os dias 01 e14 de setembro de 2016 a 42ª Olímpiada de Xadrez na cidade de Baku no Azerbaijão. Diversas pessoas, quer estejam no ambiente do Xadrez ou não possuem dúvidas sobre a participação da modalidade Xadrez nos jogos olímpicos. Qual o motivo da modalidade não participar das olimpiadas juntamente com outras modalidades? Como é o evento olímpico do Xadrez? Quais as principais equipes e como anda o desempenho dos atletas brasileiros nesse tipo de competição?
Diferente de alguns esportes como vôley, basquete e judô, no Xadrez é possível o empate. E que participa de torneios e competições de Xadrez, já deve ter se deparado com a seguinte situação: dois ou mais jogadores empatam na pontuação ao final do torneio, porém, um deles fica na frente e outro consequentemente fica uma ou mais posições atrás. Mas qual o motivo? Como funcionam esses tais critérios de desempate? Para entender de uma vez por todas os critérios e não se surpreender ou decepcionar em seu pós torneio, explicaremos os principais critérios utilizados nos torneios oficiais.
Como se sabe, o Xadrez possui muitas regras. Algumas delas, como os movimentos de cada peça, ou a posição do tabuleiro, ou posição inicial das peças normalmente são respeitadas sem muito problema. Porém, quando o assunto são movimentos extraordinários, situações específicas como tocar em uma peça sua, tocar em uma peça do adversário ou apontar o dedo no tabuleiro para facilitar o cálculo da jogada, muitas pessoas não sabem como proceder ou ficam na dúvida sobre o que diz a regra. Listaremos aqui uma série de normas e recomendações da FIDE para a condução da partida de Xadrez.
As vantagens e os motivos de anotar suas partidas O sistema de Notação Algébrica é a maneira oficial adotada pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) para registrar uma partida. Os livros, revistas e as partidas dos Mestres e Grandes Mestres disponíveis na internet, assim como todo material disponível sobre Xadrez também seguem esse modelo de escrita.