Nada melhor do que uma partida de Xadrez ao vivo para distrair a mente e se divertir. Porém, nem sempre temos a oportunidade de praticar o Xadrez com alguém e o que nos resta é a boa e velha tecnologia.

Já faz algum tempo que todos os níveis de jogadores utilizam de softwares e aplicativos para complementar seu treinamento. Listamos abaixo 5 aplicativos que podem te servir de parceiro de treino além de auxiliar na evolução enxadrística e permitir análises.

#01 - Chess.com (Xadrez - Jogue & Aprenda)

Chess.com

Preço: Grátis, com alguns recursos disponíveis somente na versão paga. Disponível para Android e iOS.

Recursos: Permite jogar com enxadristas do mundo inteiro, possui sistema de rating prório do site, treinamento, artigos, exercícios táticos diários, possui uma área para perfil pessoal além de reunir as partidas jogadas em um banco de dados pessoal.

Diferenciais: um dos apps mais consagrados na área, possui milhares de jogadores de todas as partes do mundo e um ótimo sistema de análise pós partida.

 Chess.com

 

#02 - Chess24

 Chess24

Preço: Grátis, com alguns recursos disponíveis somente na versão paga. Disponível para Android e iOS.

Recursos: Possui todos os benefícios do seu principal concorrente, o chess.com, além vídeo aulas com mestres e grandes mestres muitas vezes gratuitas.

Diferenciais: O Chess24 possui o melhor sistema de cobertura de torneios de Xadrez. É possível acompanhar os principais eventos do mundo pelo computador ou smartphone. Também libera gratuitamente, ocasionalmente, vídeo aulas para jogadores de diversos níveis.

 Chess24

#03 - PlayMagnus

 PlayMagnus

Preço: Grátis, com alguns recursos disponíveis somente na versão paga. Disponível para Android e iOS.

Recursos: Nesse app, você desafia o campeão do mundo Magnus Carlsen em diversas idades, desde criança até os dias atuais. Desse modo, você vai evoluindo gradativamente o nível de jogo de acordo com a idade de Carlsen.

Diferenciais: Na versão paga, é possível liberar um “termômetro” que mostra o equilíbrio entre o jogador de brancas e de pretas. Assim, fica mais fácil perceber quando se cometeu um erro grave ou gravissimo.

 

#04 - Chess Free

 ChessFree

Preço: Grátis. Disponível para Android.

Recursos: preferencialmente utilizado para jogos offline, possui um sistema gradual de dificuldade onde o jogador vai aumentando o nível do app conforme seu progresso.

Diferenciais: É um aplicativo leve, que não ocupará muito espaço em seu smartphone. De fácil manuseio, possui um sistema de dificuldade progressivo e salva as partidas assim como outros apps.



#05 - Chess Clock - Relógio de Xadrez

ChessClock

Preço: Grátis. Disponível para Android e iOS.

Recursos: Uma versão de bolso do tradicional relógio de Xadrez, possui opções de bônus, bronstein e também morte súbita.

Diferenciais: Simples, direto e grátis! Uma ótima opção para ter um relógio de Xadrez em seu bolso para a qualquer momento jogar uma partida. 



Agora é só baixar e testar qual o app que mais combina com seu gosto pessoal.

Boas partidas e bons estudos. Até a próxima ;)