Empate: pode valer como uma vitória, ou doer mais que uma derrota




Nem toda partida de Xadrez termina com o xeque mate, como já foi visto. Existem 7 casos onde acontece o empate no Xadrez. Vamos aprender todas elas agora, e vale lembrar que esses casos merecem atenção especial, pois muitas vezes o jogador confunde um caso de empate com xeque mate.

 

1º Caso: Afogamento

Caso algum dos jogadores não possa realizar nenhum movimento legal, a partida estará empatada. Ou seja, se nenhuma peça puder se mover, e se qualquer movimento feito pelo Rei o coloque em posição de xeque, temos empate por afogamento.

 

Empate afogamento
É a vez das Pretas. Perceba que o Rei preto não está atacado, porém não pode se mover. Mesmo em desvantagem material essa posição representa um empate.

 

Afogamento

Mesmo com 4 peões, um Cavalo e o Rei, as pretas não possuem nenhuma jogada legal para ser executada. Caso a vez seja das pretas, essa partida está empatada.

 

 

2º Caso: Repetição de posições no tabuleiro

Em algumas situações, para não abrir mão de certa posição na partida, em que realizar um lance diferente daquele enfraqueceria o próprio exército, os dois lados repetem seguidamente os mesmos movimentos por três vezes. Sendo assim, a partida estará empatada.

 

 

3º Caso: Comum acordo

A qualquer momento da partida, desde que seja sua vez de jogar, um jogador poderá propor empate ao seu adversário. Caso o adversário aceite, a partida estará empatada.

Empate por acordo

4º Caso: Material Insuficiente

Material insuficiente
O principal caso de empate na batalha é sobrar apenas os Monarcas em campo de batalha. Sem exército, não há guerra! 

 

Há casos em que não há peças suficientes em um dos exércitos capazes de cercar o Rei do adversário. O mais claro é quando só temos os dois monarcas no tabuleiro. Não há como um atacar o outro, logo é empate. O mesmo ocorre com Rei e Cavalo contra Rei, Rei e Bispo contra Rei.

Material mínimo para o Mate

É possível realizar xeque-mate com Rei combinado com qualquer uma das peças acima.

 

 

5º Caso: 50 movimentos

É o empate por falta de iniciativa. Quando forem feitos 50 lances de cada lado e não houve captura de peças nem movimento de peão. Em alguns casos, este número pode aumentar. 

50 lances

Imagine a situação da partida acima. É impossível que o Bispo preto ataque os peões brancos e vice-versa. Caso os jogadores optem por mover o Bispo e o Rei de um lado pro outro no tabuleiro, passados 50 lances a partida estará empatada.

 

6º Caso: Os dois tempos terminaram e não é possível determinar qual encerrou primeiro

Nos modelos digitais de relógio de Xadrez é possível verificar qual dos tempos se encerrou primeiro. Sendo possível verificar, perde o jogador cujo tempo encerrou primeiro. Porém quando os dois tempos estão caídos e não é possível determinar qual dos dois caiu primeiro, que é o caso dos relógios mecânicos, temos um empate.

 

7º Caso: Um dos tempos terminou, mas o adversário não possui material para o xeque mate

Em alguns casos, um jogador tem vantagem material, ganharia se a partida continuasse mas seu tempo encerrou. O adversário acusa, mas não possui material para dar mate. A partida está empatada.

 

Exemplo:

Na situação a seguir, suponhamos que o tempo das brancas tenha acabado, e o das pretas não. As pretas acusam a queda de seta, mas não tem nenhuma chance de dar mate no oponente, pois não dipõem de material para isso. Logo, a partida esta empatada.

Casos de empate

 

Já nessa posição temos um detalhe diferente do diagrama anterior, agora as pretas tem material para ganhar. Por mais improvável que seja a vitória do bando negro, ela é POSSÍVEL. Portanto, se o tempo das brancas acaba nessa situação, as negras venceriam.

Casos de empate


O empate pode ser um recurso do jogador ou uma consequência de uma partida igualada. Em todo caso, vale a pena conhecer os casos de empate para melhorar ainda mais seus recursos no jogo.

 

Treine e permita-se jogar as posições que vimos hoje. Somente quando acontecem na prática é que ganhamos segurança nas posições estudadas.

 

Boas partidas e até a próxima ;)