No último post nós aprendemos os movimentos da Torre e do Bispo, agora chegou a vez do cavaleiro da batalha...

O Cavalo

O movimento do Cavalo é o mais peculiar, mas não é difícil de compreender. Dentre todas as peças que movem mais de uma casa por vez, é a única que não tem um movimento "reto". Uma peça de curto alcance onde o movimento lembra a letra “L” ou a letra “Y”.

 Movimento do Cavalo

É também a única peça do Xadrez que:

  • Pode saltar outras peças, tanto suas quanto do adversário;
  • Obrigatoriamente se movimenta de uma casa branca para um preta, e de uma preta para uma branca;

O Cavalo, assim como o Bispo, vale 3 pontos.

 

Se Bispo e Cavalo tem o mesmo valor, qual é melhor?

bispo e cavalo

Na verdade não é possível afirmar qual é melhor. Em algumas situações o Bispo será melhor, em outras o Cavalo é que leva vantagem. Porém podemos comparar as duas peças de acordo com seu movimento e poder no jogo.

 

Vantagens e desvantagens do Bispo

Vantagens

  • Pode atacar a longa distância;
  • É uma ótima peça para trabalhar combinações;
  • Atravessa o tabuleiro em apenas um lance;
  • Age com muita harmonia quando está em par com o outro Bispo;
  • Consegue influenciar no campo de ataque e defesa ao mesmo tempo;

 Desvantagens

  • Cada Bispo só tem acesso a metade do tabuleiro;
  • Em posições restringidas tem sua atividade reduzida;
  • Depende dos peões para ser considerado bom ou mau;

 

 Bispo e Cavalo

Vantagens e desvantagens do Cavalo

Vantagens

  • Tem acesso a todas as casas do tabuleiro;
  • Possui um movimento único no jogo;
  • O fato de saltar peças o ajuda a infiltrar no campo inimigo;
  • Seu movimento permite vários golpes táticos que o oponente nem sempre percebe;

Desvantagens 

  • Só ataca a curta distância;
  • Não atinge nenhuma casa à seu redor;
  • Quando está na borda do tabuleiro tem seu poder de ataque reduzido;
    Precisa de várias jogadas para ir da defesa para o ataque;

Desafio: O passeio do Cavalo

Um dos desafios mais estudados do jogo de Xadrez é o do salto do Cavalo. Vários matemáticos e cientistas antigos desde o povo árabe já se dedicaram a solucionar esse problema. Basta andar com o Cavalo por todas as casas do tabuleiro sem repetir nenhuma casa durante a trajetória. Há várias soluções possíveis, porém, não é tão simples quanto parece, experimente em casa com um tabuleiro e grãos de feijão.

Abaixo postamos duas soluções diferentes, uma delas já com refinamento matemático onde a soma de cada fila ou coluna dá exatamente 260(!).

 Desafio do Cavalo

Perceba que o Cavalo não repete nenhuma casa por onde passa

Desafio do Cavalo

A soma de cada fila ou coluna é exatamente 260(!)

 

E você, conseguiu fazer o desafio? Diga nos comentários como foi sua experiência.

Esperamos estar contribuindo para a divulgação e popularização do nosso esporte preferido, o Xadrez.

Até a próxima semana com mais Aprenda Xadrez! ;)