O objetivo do jogo: Xeque e Xeque Mate

Agora que você já conhece o movimento e o ataque de todas as peças, precisamos conversar mais sobre o Rei. Afinal, se não é possível capturar o Rei então como vencê-lo? Ou melhor: como vencer uma partida de Xadrez? Para responder essas perguntas precisamos entender o que é um Xeque e um Xeque Mate.

O Rei

 

Não é por acaso que o Xadrez é conhecido também como esporte dos reis. Esse nome tem tudo a ver com o objetivo do jogo que é fazer um xeque mate. Em uma tradução livre, significa "o rei está morto", e o Mate consiste justamente nisso, atacar e cercar o Rei adversário de tal forma que não seja possível a fuga. A diferença fundamental entre Xeque e Xeque mate é simples:

Xeque: O rei está em perigo. Porém há como livrá-lo da ameaça e a batalha continua.

Xeque mate: Não há nenhuma forma de mover o Rei para uma casa segura. O rei está morto e a partida termina imediatamente. 

 

 

Atacando o Rei, Xeque!


Sendo o Rei a peça mais importante, no momento em que alguma tropa inimiga o ataca deve-se prestar bastante atenção: é necessário livrar o Rei da ameaça, ou seja, buscar uma forma de manter a segurança do monarca. Dizemos que um Rei está em Xeque quando está ameaçado. Nesse momento, o jogador defensor deve eliminar a ameaça imediatamente, não podendo de forma alguma ignorar o ataque à majestade. Veja a seguir uma situação de Xeque:

Bispo dá Xeque ao Rei   Bispo dá Xeque ao Rei adversário 

O Bispo branco se move até a casa h5 e de lá ele dispara seu ataque em direção ao Rei inimigo. Dizemos que o Rei preto está em Xeque!

 

Como se livrar de um Xeque

Existem três maneiras de livrar-se de um ataque, são elas:

1 - Mover o Rei para uma casa segura

Fuga do Xeque

O Rei está em uma casa atacada, e poderá ir para uma das casas ao redor dele que não possua ameaça.


2- Capturar a peça atacante

 

Fuga do Xeque

O Cavalo preto de f6 pode capturar o Bispo branco. Assim o Rei não estaria mais sob ataque.

3- Posicionar uma peça entre a atacante e o Rei, bloqueando assim o ataque

Essa solução só é possível para sair de Xeques realizados por peças de longo alcance. Para ataques a queima-roupa, ou de Cavalo, é necessário pensar em uma das outras formas de proteger o Rei. Basta colocar uma peça entre a peça atacante e o Rei atacado. Nesse caso, o ataque não será mais feito ao Rei e sim na peça que interferiu no ataque.

Fuga do Xeque

O peão intercepta o ataque do Bispo, se posicionando entre o Bispo e o Rei. Repare que esse método só é possível para ataques de longo alcance. Para ataques de Cavalo e peão é necessário ou mover o Rei, ou capturar a atacante.

Xeque mate, renda-se majestade

Rei Jofrey e o Xeque Mate

O Rei é sempre um alvo pelo seu grau de destaque. O Rei Joffrey de Game of Thrones que o diga..


Como já dissemos anteriormente, o Rei é a principal peça do jogo. Dentro do tabuleiro, é ele que lidera o restante do exército que lutará ao seu lado para perseguir e derrotar o Rei adversário. Por ser tão importante ele não pode ser capturado, logo, não existe partida sem Rei. O objetivo do jogo de Xadrez é cercar o Rei do oponente de tal forma que ele nãoseja capaz de sair do ataque sem entrar em outro.

Veja nos exemplos a seguir como o Rei preto não precisa sair do tabuleiro para perder a partida:

Xeque Mate

Repare que não há como o Rei escapar do ataque da Dama branca. Ele e seu exército perderam a batalha, xeque-mate!

Xeque Mate

Novamente o Rei está sem saída. Ele não pode capturar a Dama branca pois ela está defendida. Um Rei jamais se aproxima do outro! Entre dois reis deve haver pelo menos uma casa de distância.

Xeque Mate

Mais uma situação de xeque-mate. Dessa vez, os prórios peões bloqueiam a fuga do Rei preto.

 

Esses são os conceitos necessários para realmente saber jogar Xadrez. Entendendo o objetivo do jogo e como as peças se movem pelo tabuleiro você já é capaz de jogar uma partida com outra pessoa. Porém, existem outras regras e detalhes, inclusive sobre movimento das peças que é necessário saber e ensinaremos aqui dando sequência a série aprenda Xadrez.

Não se esqueça que a melhor maneira de aprender Xadrez é praticando o que aprendeu, portanto, jogue, treine, permita-se errar. O erro talvez seja a ferramenta mais importante no processo de crescimento em Xadrez.

Boas partidas e até a próxima ;)