Agora que já sabemos que o Rei é a peça mais importante e que o principal objetivo do Xadrez é dominar o Rei adversário, é importante aprendermos como cuidar da segurança do Rei.

 

Em um jogo de guerra dois conceitos fundamentais para todo jogador são os de ataque e defesa. Quando jogamos Xadrez, devemos ter em mente que não se trata de um jogo onde a sorte ajudará algum dos lados. Somente o conhecimento, as ideias e a criatividade de cada jogador influenciarão no resultado da partida.

De nada adianta comandar um exército de forma desordernada, cada um indo por um lado, sem agir em conjunto e sem buscar um ideal. Portanto, para continuar nossa jornada de aprendizado devemos entender um pouco sobre ataque e defesa além de  conhecer um movimento especial do jogo denominado...

 

Roque, o principal movimento de defesa do Xadrez

 

O Roque é um movimento especial do Xadrez que tem a função de proteger o Rei e ativar a Torre de quem o executa.

Geralmente os jogadores mais experientes optam por fazer o roque o mais depressa possível a fim de evitar surpresas e ataques desagradáveis no início da partida. É uma boa ideia do ponto de vista estratégico, afinal antes de nos preocuparmos em atacar o Rei do oponente é necessário oferecer condições seguras ao nosso.

O roque é considerado um movimento extraordinário pois é o único que:

 

  • O Rei move duas casas de uma vez;
  • A Torre salta uma peça (apenas o Cavalo pode saltar peças em uma partida);
  • O jogador pode mover duas peças em uma única jogada.

 

Sua realização é simples, porém existem algumas regras para a execução do mesmo. Vale a pena conhecer para fugir de jogadores que não conhecem a regra ou que tentam mudá-la para benefício próprio.


Como fazer o Roque passo a passo

A execução correta do roque sempre acontece na seguinte sequência: o Rei move duas para o lado e a Torre salta o Rei, parando ao seu lado. Na sequência passo a passo, o movimento fica assim:

O Roque

 

O Roque

O Roque

 



Os dois tipos de roque

 

O Rei tem a opção de rocar com qualquer uma de suas Torres. O Roque na ala da Dama é chamado de Roque Maior, ou Grande Roque. Tem esse nome pois o Rei está a 3 casas de distância do Rei, enquanto no Roque Menor, ou Pequeno Roque existem apenas das casas de distância entre eles.

 

Roque grande e Roque pequeno

Nesse caso as pretas preferem realizar o roque menor, afinal já é possível sua execução. Já as brancas podem optar por realizar o roque em qualquer uma das alas. Sendo assim, escolhem o roque grande.

 

Roque maior e roque menor

Essa é a posição atingida depois de feito o roque em ambos os lados. Note como o Rei está mais seguro atras de uma fila de peões leais que ajudarão em sua proteção.

 

Quando não é possível realizar o roque?

 

Nem sempre será possível realizar o roque. Sua execução possui regras assim como várias outras situações no xadrez. Para fazer o roque é necessário:

 

1 - Que Rei e a Torre escolhida para o roque estejam em suas posições iniciais e não tenham sido movidas. Se você mover o Rei perde a chance de fazer roque, mesmo se depois você regressar com ele a casa inicial;

 

2 - Que a casa onde o Rei passa e a casa onde ele for parar no fim da execução do roque não estejam ameaçadas. O Rei não pode ser exposto a risco por nós mesmos em momento algum;

 

3 - Se o Rei estiver em Xeque, primeiro deverá ficar em segurança e somente depois fazer o roque;


Roque impedidoNesse caso as brancas não podem fazer roque agora. O Bispo preto ataca em f7, casa onde o Rei branco deveria passar para realizar o roque.

 

Tente fazer o roque cedo e em todas as partidas. Atacar é importante mas uma boa defesa evitará preocupações no início do jogo.