Como utilizar e as modalidades do jogo de acordo com o tempo

 relógio de Xadrez

Modelo digital do relógio de Xadrez

Qual a necessidade de um relógio no jogo de Xadrez?

 

Ao contrário do que muitos pensam e que possa aparentar, Xadrez não é um jogo chato e monótono. Muito pelo contrário. Em alguns casos, uma partida de Xadrez pode ser mais dinâmica do que muitos esportes que carecem de velocidade. No ritmo relâmpago por exemplo, a dinâmica das jogadas é tão rápido que se assemelha a uma partida de tênis de mesa. 

No vídeo a seguir por exemplo, vemos o campeão mundial Magnus Carlsen jogando uma partida contra seu treinador Espen Agdestein. O Campeão possui apenas 30 segundos no relógio para realizar a partida inteira contra 3 minutos de seu adversário. 

 

 

 



Em um momento da história percebeu-se a necessidade de limitar o tempo máximo que uma partida duraria, acabando assim com as famosas partidas eternas que duravam por dias, semanas ou em alguns casos, anos. É mais fácil controlar a duração da partida, caso contrário não haveria como os organizadores planejarem seus eventos.

Relógio de Xadrez 

Modelo digital de um relógio de Xadrez

Também é a quantidade de tempo que cada jogador terá no relógio que determina qual a modalidade de xadrez se está praticando. A FIDE (Federação Internacional de Xadrez) reconhece e aponta um campeão em cada uma das modalidades.

 

Utilizando o relógio

 

O tempo é um fator importantíssimo no jogo. O mesmo valerá tanto quanto o xeque mate na decisão do resultado da partida.  Se o tempo de um jogador  esgotar o mesmo perde a partida, desde que o oponente tenha material para realizar xeque-mate e acuse a queda de seta. Em torneios, o árbitro pode intervir e avisar sobre o fim do tempo.

Relógio de Xaderz

Modelo mecânico do relógio de Xadrez

Uma solução alternativa e barata para substiuir um relógio de Xadrez é baixar um aplicativo. Existem versões grátis ou pagas para diversas plataformas e sistemas operacionais.

 

As modalidades de Xadrez

 

Cada ritmo de jogo trabalha um tipo de habilidade diferente no enxadrista. Em partidas clássicas utilizamos paciência, análise e planejamento em profundidade. Já nas partidas relâmpago, o reflexo e a velocidade na tomada de decisão. As partidas rápidas são as melhores opções para os iniciantes e para partidas casuais, para aqueles que desejam participar de um torneio pela primeira vez, para praticantes ocasionais e para partidas amistosas. Não é cansativa nem superficial.  Existem três ritmos de jogo para definir uma partida.  São eles:

 

Clássico/Standard (STD): Para partidas com tempo acima de 60 minutos para cada jogador;

Rápido/Rapid (RPD): Entre 11 minutos e 60 minutos para cada jogador;

Relâmpago/Blitz(BLZ): 10 minutos ou menos para cada jogador. Em partidas de 2 minutos, um minuto ou ainda menos tempo para cada jogador utiliza-se o termo bullet.

 Modalidades do Xadrez

A FIDE aponta campeões em cada uma das categorias

 

 

Cada ritmo de jogo trabalha um tipo de habilidade diferente. Em partidas clássicas utilizamos paciência, análise. Já nas partidas relâmpago, o reflexo e a velocidade na tomada de decisão.

Mecânico

 

Relógio de Xadrez modelo mecânico. Alguns desses modelos possuem sistema de corda como os de relógios de pulso tradicionais.

 

Recomendamos que experimente os três ritmos de jogo para que descubra qual deles é mais prazeroso para você. E você, já tem seu relógio de Xadrez? Jogue e pratique até dominar essa ferramenta do jogo de Xadrez. Boas partidas e até a próxima ;)