A Academia ESTAVOS é formada por pessoas que amam Xadrez, então nada melhor do que estreiar o nosso blog respondendo a uma questão básica sobre esse maravilhoso esporte:

O que é Xadrez?

Trata-se de uma emocionante batalha com exércitos de cavaleiros, torres, arqueiros e corajosos guerreiros compartilhando um mesmo objetivo, aprisionar o rei adversário e vencer a batalha.

O Xadrez, atualmente entendido como esporte mental, é um jogo, brincadeira ou esporte de tabuleiro que exige intensa utilização do raciocínio humano. Ele trabalha naquele que o pratica, uma série de habilidades cognitivas tais como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança, dentre outros.

Na batalha no tabuleiro também envolvem-se as emoções. Lidar com um oponente sentado à sua frente, em silencio, com uma vantagem adquirida, dá um peso a mais na responsabilidade de vencer, na batalha contra o relógio ou com um erro displiscente cometido são situações que trazem ao enxadrista um turbilhão de sentimentos que ele deverá conduzir da forma menos destrutiva possível a si e a seu jogo. Uma nova habilidade é adquirida e trabalhada durante a partida, o autocontrole. Aceitar que “peça tocada é peça jogada”, mesmo tendo agido pelo ímpeto, requer honestidade. Cumprimentar o adversário antes e depois da partida, significam respeito ao próximo, espírito competitivo, e nobreza.

Ensinar a seu oponente algo que vá aprimorar seu jogo após uma vitória fácil, ou perguntar “onde foi que errei?” a um jogador mais habilidoso que acabou de te derrotar exercitam a humildade na ida e na volta. O jogo onde errar não é errado, mas sim uma possibilidade de aumentar o repertório de conhecimento sobre o jogo. Chama-se: evolução.

Há também nas sessenta e quatro casas algo muito peculiar: a expressão artística. Para a compreensão desta, é necessário um conhecimento básico ou razoável sobre o jogo, mas garanto que desde jogadores ocasionais até os melhores enxadristas do mundo criam e apreciam partidas espetaculares ou sacrifícios de peças fantásticos, que questionam a lógica por vezes a superando. No Xadrez também a arte nos aponta uma resposta.

Não fossem todos esses fatores, comportamentais, filosóficos, racionais e sociais que o Xadrez trabalha, aceitaríamos que se trata somente de um jogo, porém, não é o caso.

O Xadrez ajuda nos estudos?

Sim! Pesquisas apontam que estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática.

Em sua visita ao Brasil no ano de 2010, Garry Kasparov - ex-campeão mundial de Xadrez, fundador da Fundação Kasparov para o Xadrez Escolar, instituição patrocinada pela UNESCO, referiu-se a uma das pesquisas sobre as consequências do ensino sistemático do Xadrez no ensino infantil feita na Alemanha, em que se concluiu: Em turmas em que se tinha mais aulas de matemática do que de Xadrez e outras que se tinha mais aulas de Xadrez do que matemática, essas últimas conseguiam aprender melhor matemática.

A partir de qual idade posso aprender?

O Xadrez é recomendado para todas as faixas etárias. Crianças podem tirar proveito do jogo a partir de 6 anos de idade, mas em alguns casos crianças de 5 anos já demonstram grande aptidão para o esporte da mente.

 

E você, já sabe jogar Xadrez? Está esperando o que para começar a aprender hoje mesmo?! Comente abaixo e deixe sua opinião sobre esse esporte milenar que vem conquistando mentes e corações a cada dia!