A palavra ESTAVOS é um acrônimo entre as palavras, Estratégia, tica e objetivos. Esses três conceitos são estudados por jogadores de Xadrez de diversos níveis. Conceitos estes que se pararmos pra pensar, são essenciais no cotidiano. E onde isso se aplica? Na vida!

 

Afinal xadrez é como a vida e a vida imita o Xadrez. Diversas são as relações que podemos fazer entre uma partida de Xadrez e a vida real. No método de ensino da ESTAVOS, a todo momentos trabalhamos essas relações com os alunos e ensinamos a aplicar os conceitos enxadrísticos da melhor maneira em sua própria vida. Experimente observar com outra visão alguns conceitos que você já conhece.

 

Estratégia, A arte de planejar…

“Aonde fica a saída?", Perguntou Alice ao gato que ria.

”Depende”, respondeu o gato.

”De quê?”, replicou Alice;

”Depende de para onde você quer ir...”

Alice no país das maravilhas Lewis Carroll

 

Estrategia

No Xadrez é o que determina a direção da partida a longo prazo. É o plano que define a direção da partida. Jogar de forma anti-estratégica geralmente conduz a derrota, é como querer chegar em um destino utilizando uma estrada errada.

 

Na vida, a estratégia pode e está presente em planos e projetos. Afinal, os grandes projetos da vida não acontecem do dia para a noite, levam tempo para acontecer. Nesse tempo é importante não perder o foco, o sentido da causa.  Em contrapartida, viver sem estratégia, ou seja, não saber onde se quer chegar também conduz à ruína. Tenha um plano, afinal um plano ruim é melhor que plano nenhum.

Tática, a arte de agir...

“As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.”

Sun Tzu

Tatica

No Xadrez, tática é o aproveitamento de uma situação para conseguir vantagem material. Geralmente a tática leva ao desequilíbrio da partida. Para muitos, as melhores táticas aparecem no caminho correto da estratégia. Para outros, como Mikhail Tal, tudo é tática.

Na vida, é fazer o que tem que ser feito. A execução do plano traçado e pensado. É aproveitar as oportunidades que aparecem no caminho. Geralmente as melhores táticas aparecem quando a estratégia está correta. Ou seja, as oportunidades realmente determinantes estão no caminho do seus objetivos, dificilmente fora deles.

 

Objetivos, a arte de manter-se motivado..

“Vá firme na direção das suas metas, porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza.”

Lauro Trevisan

Objetivos

No Xadrez, o objetivo do jogo é o Xeque mate. O objetivo final do jogo de Xadrez é facilmente visualizado. Porém, até o xeque mate, várias situações adversas acontecerão. Afinal, enquanto fazemos planos, o adversário também faz os dele. E geralmente o maior plano de um adversário é frustrar nossos planos. Vence quem sobrepujar as adversidades de melhor forma. Em todo caso, o clímax do Xadrez está longe de ser o xeque mate. A partida em si, os momentos vividos em frente ao tabuleiro, o caminho até o mate é o que realmente vale a pena e traz sensação de satisfação.

Já na vida, todos têm seus próprios objetivos. Eles são extremamente importantes e são o combustível para levantar da cama em algumas situações. Porém, acreditar que só após atingir o objetivo é que se obterá a sensação de felicidade é um erro que pode lhe custar caro. Afinal, a felicidade está no caminho, não na chegada. As lições, as oportunidades táticas, a jornada estratégica, tudo tem sua beleza e em tudo aprende-se algo.

Eles são os motivos que fazem você querer vencer a batalha. Ganhar ou perder no jogo não é de fato o mais importante, mas na vida você é o Rei de suas ações e perder sem reagir ou abandonar nunca são boas opções.

 

 

estavos

Conceitos como esses, são trabalhados desde o primeiro encontro dos alunos na Academia ESTAVOS, afinal, o Xadrez é nossa ferramenta para contribuir intelectualmente e moralmente com a sociedade.

A missão da Academia ESTAVOS é ensinar Xadrez ao máximo de pessoas, e que essas pessoas utilizem o Xadrez para seu próprio bem. Acreditamos que o mesmo é um agente transformador de vidas. Xadrez transforma mentes, mentes transformam o mundo!

Gostou? Se identificou? Deixe um comentário ou compartilhe o que foi bom pra ti com mais pessoas. Até a próxima ;)