Perguntas Frequentes

O que preciso para participar do Clube de Xadrez?

Vontade de aprender um novo esporte e evoluir. A ideia é a evolução constante portanto, independente do seu nível é possível aperfeiçoar seu jogo, aprender técnicas e conhecer mais sobre conceitos estratégicos e táticos de Xadrez.  

A partir de qual idade posso me inscrever?

O clube é destinado a pessoas de qualquer idade, a partir de cinco anos*. As turmas são separadas entre crianças e adultos, não por causa do nível de jogo, afinal crianças e adultos podem ter igualdade de condições nesse esporte mental, mas sim pelo método utilizado durante as aulas. As habilidades, os valores e a didática é diferente para crianças e adultos, porém em ambos os casos a evolução e a diversão estão garantidas. 

* O desenvolvimento de cada pessoa varia de acordo com a própria individualidade.

Como o professor interage com a turma?

Além de trazer um conteúdo geral para a turma, o professor observa o desenvolvimento de cada um individualmente e mantém um relatório sobre cada aluno, facilitando assim a tarefa de conhecer um por um. Também orienta as dinâmicas de aprendizado e conduz as atividades em aula. Em diversos momentos, também serão trabalhados os temas da Filosofia do Xadrez, que a Academia ESTAVOS acredita ser o principal motivo do Xadrez participar da vida de uma pessoa. Endendemos que cada clube é uma equipe, que cada um tem algo a ensinar e algo a aprender, que a evolução é constante, e que humildade, paciência e disciplina são habilidades que devem ser treinadas, para assim, serem aperfeiçoadas.

E se eu for o mais forte ou mais fraco da turma, vale a pena participar?

Claro! Como acabamos de mencionar, todos tem algo a aprender e algo a ensinar. Sendo assim, todas as atividades, conceitos e conteúdos serão trabalhados em atividades em duplas ou trios. Jogadores mais experientes auxiliando os menos, e assim sucessivamente. O professor observará nível e ritmo de cada um e conduzirá as dinâmicas da forma mais produtiva para os estudantes. Caso o jogador tenha um nível de jogo muito acima da média talvez seja a hora de um treinamento mais específico para competições. 

O clube me prepara para participar de competições?

Não só prepara como incentiva. Alunos do clube tem desconto e até isenção em eventos realizados pela Academia ESTAVOS.  As partidas de Xadrez são separadas em duas categorias: amistosas e competitiva. Nas partidas amistosas o clima é mais descontraído, vencer é bacana e perder nem é tão ruim assim. Já em torneio, a situação é bem diferente. A luta no tabuleiro é árdua. A vitória importa sim, e mexe com nossas emoções, assim como a derrota, que por vezes traz um gosto mais amargo do que se está acotumado em outras atividades. Todo jogador que deseja se arriscar em uma luta silenciosa, que quer experimentar as emoções de enfrentar outra inteligência e colocar em prática seus conhecimentos deve jogar um torneio. Além do mais, torneios normalmente abrem e modificam o rating do jogador, o que fará ele situar sua força de jogo em relação aos outros enxadristas de sua comunidade.

Gostei, quero me inscrever!

Ótimo! Clique aqui e faça sua inscrição agora mesmo.