Por: Hugo Ribeiro em Xadrez Posted: 19/04/2016

6 lições do Xadrez sobre gestão e liderança

O Xadrez em muito se assemelha a nossa vida, nos prepara para tomar decisões mais acertadas e desenvolver habilidades exepcionais.

Várias são as lições que o Xadrez apresenta para nossa vida, desde as habilidades cognitivas como concentração, foco, memória, velocidade no raciocínio, até valores como honestidade, perseverança, paciência e disciplina. E quando falamos sobre gestão e liderança não é diferente.

O jogo de Xadrez tem muitas analogias pertinentes para o ambiente empresarial que vão do foco no objetivo até o trabalho em equipe.

Separamos seis das principais habilidades trabalhadas pelo jogo que irão contribuir com seu modo de ver os temas gestão e liderança e que, se aplicados em sua empresa poderá trazer ganhos sólidos para você e seus colaboradores.

 

Gestão e liderança tem tudo a ver com Xadrez

 

1 - Objetivos e metas

Um grupo de peças trabalhando por um objetivo comum: cercar o Rei adversário. Ao decorrer da partida as peças trabalham juntas por esse objetivo. Em momento algum o jogador mais experiente perde o foco. No caminho até o alcance da meta pode ocorrer a captura de peças, ou quem sabe uma perseguição a Dama adversária, mas o objetivo final, a missão maior é sempre o mate. Todo cuidado é pouco para não falhar no resultado (foco) nem perder pelo tempo (prazo).

Na empresa: Meta é a palavra mais ouvida no mundo empresarial. Uma empresa vive de resultados e esses resultados são alcançados através de metas e objetivos. Perder o foco significa navegar livremente em um oceano de possibilidades, ou seja, a chance de não se atingir o objetivo torna-se maior do que a de atingir. Manter a atenção no que é realmente importante influencia diretamente em um outro fator importante, o prazo.

2 - Trabalho em equipe

Durante uma partida de xadrez o jogador tem de coordenar todas as suas peças em prol de um objetivo. Desde o menos valioso peão até a Dama, todos devem cumprir seus papéis trabalhando em harmonia. Não se conduz uma partida utilizando somente os bispos ou cavalos. Ganha-se coordenando todo o exército, utilizando o melhor que cada peça pode proporcionar.

Na empresa: Não existe empresa que cada um age por si. Ou todos remam na mesma direção ou o barco afunda. Cabe ao gestor utilizar o melhor de cada colaborador, cada parte tem sua importância para o resultado final desde o gerente ao pessoal de serviços gerais. Sabendo de suas funções, onde e quando agir, o grupo, com diferentes elementos, de diferentes níveis de hierarquia e responsabilidade devem agir como engrenagens em uma máquina.

O trabalho em equipe pode gerar resultados fantásticos

3 - Planejamento

Um plano ruim é melhor do que nenhum plano. No Xadrez assim como nos negócios um plano é absolutamente necessário para condução à vitória. Os movimentos não podem ser feitos de forma aleatória, cada jogador calcula até onde consegue as consequências de cada lance a ser feito e, antes de cada execução, há um planejamento.

Na empresa: Imagine uma empresa onde a cada dia muda-se o objetivo: Hoje vamos pensar em A, amanhã em B. Não precisa ser um administrador para perceber que não irá longe dessa maneira. As ações antes de executadas, são planejadas, e esses planejamentos por sua vez são feitos em estudo de causa. Mesmo que o planejamento seja raso, toda ação deve ser pensada. É uma máxima inegável no ambiente empresarial. Quanto melhor o planejamento, menos as situações tendem a sair do controle.

 4 - Tomada de decisões

Sim, no Xadrez a todo momento devemos tomar uma decisão. Jogar com essa ou aquela peça? É a melhor hora para agir? Devemos ir para o ataque agora, ou ainda é necessário “arrumar a casa”, cuidar da defesa do nosso Rei e depois atacar? A cada lance é necessário uma nova avaliação da situação, e logo, uma decisão deve ser tomada: qual o melhor lance para essa situação?

Na empresa: Em vários níveis, graus de importância e dificuldade somos levados a tomar decisões o tempo inteiro. Uma capacidade admirada em bons gestores é a capacidade de tomar decisões de forma segura e acertiva. Utilizar tais recursos agora ou esperar mais algum tempo? Contratar mais pessoal? Como reduzir os custos? Devo ter uma conversa séria com minha equipe ou é momento de motivá-los de alguma forma? Essas e outras tomadas de decisões são feitas a todo momento, e quanto mais conhecimento e experiência se tem, mais segurança se adquire.

No esporte dos Reis tomar decisões erradas pode custar caro

5 - Responsabilidade

O Xadrez é um esporte individual que exclui completamente o fator sorte. É completamente meritocrata. A parte boa é que se nos dedicarmos aos estudos, jogarmos com cautela e paciência, procurarmos a evolução na teoria do jogo e ficarmos atento as mudanças de condições durante a partida é provável que cheguemos a vitória. Em contrapartida, quando não calculamos uma possibilidade ao nosso máximo, quando jogamos uma partida de forma displicente, ou subestimamos um perigo, isso nos leva a derrota. Temos que assumir a total responsabilidade das nossas ações, os méritos e deméritos são exclusivamente seus e não há como colocar a culpa na previsão do tempo ou nos dados. Não há como fugir da responsabilidade no Xadrez.

Na empresa: Além da responsabilidade com nossos próprios prazos, metas e demandas, temos uma responsabilidade coletiva no ambiente empresarial. Sabemos que se deixarmos de realizar uma tarefa prejudicaremos pessoas de outro setor. Que faltas excessivas ou atrasos comprometem a harmonia de trabalhar em equipe. Quando decidimos participar de uma equipe aceitamos junto com isso as responsabilidades que nosso cargo nos exige. Temos responsabilidade não só com a chefia, mas também com os resultados e com cada colega de trabalho e colaborador.

6 - Evolução

Não se torna um forte jogador do dia para a a noite, tampouco lendo livros ou jogando partidas aleatórias. É necessário uma combinação desses fatores, além de um último, mas não menos importante: analisar as suas próprias partidas. As partidas de campeonato, ou que decidimos estudar, geralmente são anotadas para que possamos analisar em momento posterior os nossos erros e acertos. Somente avaliando quais aspectos erramos é que descobrimos o motivo de não termos obtido sucesso em uma partida.

Na empresa: Não é diferente. É praticamente impossível que um gestor acerte todas as decisões ao longo de sua carreira. As falhas ocorrem em algum momento, porém após uma decisão, deve-se avaliar os resultados para que os erros cometidos em um momento não seja repetido para que as falhas sejam corrigidas e assim, busquemos a evolução constante.

 

E você, conhece mais algum benefício do esporte dos reis para as atividades de gestão? Compartilhe sua opinião nos comentários!

 


Aviso legal

Todos os artigos deste blog são publicados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 BR. Você pode ler, compartilhar, adaptar e re-publicar para fins não-comerciais desde que citado a fonte junto com link da publicação original.

Posts relacionados

  • 5 Mitos e Preconceitos sobre o Xadrez

    5 Mitos e Preconceitos sobre o Xadrez

        Desde sua forma primária até o Xadrez de alto nível dos computadores que temos hoje, o jogo passou por diversas modificações que o deixaram mais divertido e praticável.

  • Magnus Carlsen defende sua coroa

    Magnus Carlsen defende sua coroa

    Mais uma vez o norueguês Magnus Carlsen defendeu seu título de Campeão do Mundo de Xadrez. Desta vez, contra o russo Sergey Karjakin que ofereceu uma resistência sem precedentes. Confira no post o que aconteceu no Mundial de Xadrez 2016

  • O que significa ESTAVOS?

    O que significa ESTAVOS?

    A palavra ESTAVOS é um acrônimo entre as palavras, Estratégia, Tática e objetivos. Esses três conceitos são estudados por jogadores de Xadrez de diversos níveis. Conceitos estes que se pararmos pra pensar, são essenciais no cotidiano. E onde isso se aplica? Na vida!

  • O Xadrez nas Olimpíadas

    O Xadrez nas Olimpíadas

    Será realizada entre os dias 01 e14 de setembro de 2016 a 42ª Olímpiada de Xadrez na cidade de Baku no Azerbaijão. Diversas pessoas, quer estejam no ambiente do Xadrez ou não possuem dúvidas sobre a participação da modalidade Xadrez nos jogos olímpicos. Qual o motivo da modalidade não participar das olimpiadas juntamente com outras modalidades? Como é o evento olímpico do Xadrez? Quais as principais equipes e como anda o desempenho dos atletas brasileiros nesse tipo de competição?

  • Dicas de Torneio: Quais os principais critérios de desempate no Xadrez?

    Dicas de Torneio: Quais os principais critérios de desempate no Xadrez?

    Diferente de alguns esportes como vôley, basquete e judô, no Xadrez é possível o empate. E que participa de torneios e competições de Xadrez, já deve ter se deparado com a seguinte situação: dois ou mais jogadores empatam na pontuação ao final do torneio, porém, um deles fica na frente e outro consequentemente fica uma ou mais posições atrás. Mas qual o motivo? Como funcionam esses tais critérios de desempate? Para entender de uma vez por todas os critérios e não se surpreender ou decepcionar em seu pós torneio, explicaremos os principais critérios utilizados nos torneios oficiais.

  • 5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    Preparamos uma super lista  com 5 excelentes aplicativos para jogar Xadrez no seu smartphone ou tablet!

  • O que é o Cadastro de Jogadores CBX e como fazer?

    O que é o Cadastro de Jogadores CBX e como fazer?

    A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) assim como outras federações, mantém uma base de dados de jogadores que participam de competições oficiais do esporte. O cadastro é obrigatório para os atletas que queiram participar de torneios oficiais da entidade e também para os torneios da modalidade internacional, que é o caso dos IRTs (International Rating Tournament). Confira nesse artigo o que é o Cadastro de Jogadores CBX, para que serve e como fazer o seu!

  • O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating?  Apesar de ser uma questão simples para quem já pratica Xadrez, muitas pessoas que estão iniciando sua aventura pelo universo de 64 casas ainda não sabem do que se trata.

  • Aprenda Xadrez #4 - Os movimentos do Cavalo

    Aprenda Xadrez #4 - Os movimentos do Cavalo

    O movimento do Cavalo é o mais peculiar, mas não é difícil de compreender. Dentre todas as peças que movem mais de uma casa por vez, é a única que não tem um movimento "reto". Uma peça de curto alcance onde o movimento lembra a letra “L” ou a letra “Y”. Continue lendo e aprenda de uma vez por todas como essa incrível peça se movimenta!

  • Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

    Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

      Mas o que esse jogo tem de tão especial? "O Xadrez deu aos homens uma mensagem de elevação intelectual levando-os a regiões superiores do conhecimento e provendo-lhes de uma fonte inesgotável de emoções”.Uvencio Blanco

  • Kasparov volta a jogar! Ôhhh.. O Campeão voltou...

    Kasparov volta a jogar! Ôhhh.. O Campeão voltou...

    Kasparov volta a jogar! Ôhhh.. O Campeão voltou... E para delírio dos amantes do Xadrez, a lenda viva Garry Kasparov jogará um torneio de exibição nessa quinta, 28 e sexta feira 29/04.

  • Confira como foi o Festival Nacional da Criança de Xadrez o FENAC 2016

    Confira como foi o Festival Nacional da Criança de Xadrez o FENAC 2016

    Confira como foi o Festival Nacional da Criança de Xadrez 2016, a ESTAVOS esteve presente e fez a cobertura do evento.

  • Aprenda Xadrez #2 - Movimento do peão, o operário e sua filosofia

    Aprenda Xadrez #2 - Movimento do peão, o operário e sua filosofia

    Olá futuros enxadristas! No post de hoje vamos aprender o movimento do peão, a infantaria do nosso exercito. Você descobrirá que apesar do seu movimento limitado ele tem muito a oferecer sendo essencial na batalha. Você aprenderá com o peão que a persistência nos permite conquistar nossos objetivos e que devemos sempre avançar na batalha da vida.

  • Aprenda Xadrez #1 - Posicionamento inicial das peças e tabuleiro

    Aprenda Xadrez #1 - Posicionamento inicial das peças e tabuleiro

    O Aprenda Xadrez é uma série de posts do nosso blog para que você possa aprender Xadrez online totalmente grátis! Toda quinta-feira um novo post é lançado com conteúdo exclusivo para você aprender muito mais do que apenas os movimentos e as regras básicas do jogo, nós queremos que você entenda as técnicas elementares para conduzir corretamente uma partida, desde a abertura, passando pelo meio-jogo até o final.

  • O que é Xadrez e porque você precisa começar a aprender hoje mesmo

    O que é Xadrez e porque você precisa começar a aprender hoje mesmo

    Trata-se de uma emocionante batalha com exércitos de cavaleiros, torres, arqueiros e corajosos guerreiros compartilhando um mesmo objetivo, aprisionar o rei adversário e vencer a batalha. O Xadrez, atualmente entendido como esporte mental, é um jogo, brincadeira ou esporte de tabuleiro que exige intensa utilização do raciocínio humano. Ele trabalha naquele que o pratica, uma série de habilidades cognitivas tais como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança, dentre outros.

Participe de nossa comunidade

(Comentários)

Comentários

Lista VIP

Cadastre-se na lista VIP e receba gratuitamente dicas e novidades exclusivas sobre Xadrez e saúde da mente!

Feeds

RSS / Atom