Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

7 regras e recomendações que a Federação Internacional de Xadrez(FIDE) sobre o jogo de Xadrez

 

Como se sabe, o Xadrez possui muitas regras. Algumas delas, como os movimentos de cada peça, ou a posição do tabuleiro, ou posição inicial das peças normalmente são respeitadas sem muito problema. Porém, quando o assunto são movimentos extraordinários, situações específicas como tocar em uma peça sua, tocar em uma peça do adversário ou apontar o dedo no tabuleiro para facilitar o cálculo da jogada, muitas pessoas não sabem como proceder ou ficam na dúvida sobre o que diz a regra. Listaremos aqui uma série de normas e recomendações da FIDE para a condução da partida de Xadrez.

Anand, um exemplo de esportista

O GM indiano Anand é um exemplo de esportista, estando a mais de 10 anos no topo da lista mundial nunca se envolveu em escândalos, preservando sua imagem de Cavalheiro e bom esportista!

 

1) Quem começa a partida?

Resposta: O jogador das peças brancas. Em geral, sorteia-se quem começará a primeira partida com as brancas. Nas partidas seguintes, alternam-se as cores entre os jogadores.

 

2) O que acontece quando eu toco...?

 

a) em uma peça minha?

 

Resposta: você é obrigado a mover com aquela peça, caso seja possível. Uma máxima do Xadrez é: PEÇA TOCADA, PEÇA JOGADA!

 

b) em uma peça de meu adversário?

 

Resposta: você é obrigado a capturar aquela peça case seja possível com qualquer peça de seu controle apta a realizar a captura

 

c) em uma peça minha e uma de meu adversário?

Resposta: deverá capturar exatamente a peça adversária que você tocou com a sua peça que também tocou.

 

 

Nesse vídeo, o experiente Top GM Hikaru Nakamura toca no seu próprio Rei em um momento onde movê-lo causará a derrota da partida. Como trata-se de uma regra do jogo, seu adversário o GM Levon Aronian não quis nem saber de conversa e recorreu ao árbitro.

 

3) Quero arrumar minhas peças mas não quero movê-las, como proceder?

Resposta: Cada jogador poderá organizar somente suas próprias peças e somente se for sua vez de jogar. Também é necessário avisar ao adversário que organizaremos nossas peças. Utiliza-se o termo francês j’adoube, que significa eu arrumo, eu endireito. Fora de competições, podemos falar simplesmente: “com licença”.

Não é permitido endireitar as peças do adversário, mas é possível solicitar ao mesmo que ele o faça.

 Magnus Carlsen arruma suas peças

O Campeão do Mundo GM Magnus Carlsen organuza suas peças em seu proprio tempo

4) Existe falta no Xadrez?

Resposta: Sim, chama-se lance irregular. Acontece quando um dos jogadores executa um movimento que não condiz com as regras do jogo. Mover um Cavalo na diagonal por exemplo, ou levar o Rei até uma casa ameaçada pelo adversário são lances faltosos. Levar um xeque e não sair do mesmo também é considerado falta. As faltas também podem levar a perda da partida. Dependendo do ritmo de jogo que se está praticando, com apenas uma falta perde-se a partida.

 

5) É possível abandonar uma partida?

Resposta: Sim. Quando um dos jogadores constata que não há como reverter a sua situação perdedora no tabuleiro e que a derrota é questão de tempo o mesmo não precisa sofrer até o xeque mate. É permitido o abando voluntário da partida a qualquer momento.

 

6) E sobre o abandono obrigatório?

Resposta: Também é legítimo. Um jogador é obrigado a abandonar a partida se deliberadamente derrubar as peças do tabuleiro ou caso se recuse a cumprir uma norma legítima exigida pelo adversário.

 

7) E sobre o comportamento do jogador durante a partida?

 O respeito entre enxadristas, crianças cumprimentam-se

Em um jogo de Damas e Cavalheiros, respeito é a lei maior a ser zelada

Resposta: Ao se conduzir uma partida, diversos fatores devem ser observados e cumpridos a risca. São eles:

  1. Durante a partida é proibido utilizar notas, livros, softwares ou qualquer meios de ajuda;
  2. Não se volta um movimento legal em Xadrez;
  3. Não é permitido apontar no tabuleiro ou tocar o mesmo para facilitar o cálculo da jogada;
  4. Não é permitido importunar o adversário com gestos, sons, ruídos ou tentando distrair o mesmo de qualquer maneira que seja;
  5. Ao se realizar o roque, move-se primeiro no Rei e depois a Torre;
  6. Não é permitido realizar comentários sobre o lance do oponente em momento nenhum durante a partida. Análises são bem vindas, porém somente após o término da partida;
  7. Na promoção, retira-se o peão imediatamente após sua chegada a casa final;
  8. A mesma mão utilizada para mover a peça deve ser utilizada para acionar o relógio;
  9. Pelo cavalheirismo do xadrez, o jogador derrotado deve cumprimentar seu oponente após o término da partida. A falta do mesmo é considerado falta de fair play pela FIDE.

 

Esse é o básico sobre a condução da partida. Para ser árbitro de Xadrez uma pessoa deve conhecer a lei do xadrez e suas aplicações. Todos torneios necessitam de pelo menos um árbitro para fazer valer a lei do xadrez na competição.

 


Aviso legal

Todos os artigos deste blog são publicados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 BR. Você pode ler, compartilhar, adaptar e re-publicar para fins não-comerciais desde que citado a fonte junto com link da publicação original.

Posts relacionados

  • O que muda na Lei da FIDE a partir de Julho de 2017

    O que muda na Lei da FIDE a partir de Julho de 2017

    Em setembro de 2016 foi aprovada no 87º Congresso FIDE realizado em Baku, Azerbaijão mudanças na Lei da FIDE que entram em vigor a partir de Julho de 2017. A equipe da ESTAVOS participou de um workshop com o AI Antônio Bento onde ele explicou minunciosamente o que muda a partir do meio desse ano nas regras de competição de Xadrez. Confira agora o que muda nas Leis do Xadrez de Jul/2017 até Jun/2021

  • Noções de Estratégia - Abertura

    Noções de Estratégia - Abertura

    A estratégia é um tema importante para jogadores de todos os níveis. Ela ajuda a entender o rumo que a partida deve tomar, a criar um plano vitorioso, a compreender e utilizar a seu favor o movimento de cada peça. Ensina também a buscar vantagens em posições aparentemente igualadas, a estragar aos poucos o jogo do adversário enquanto melhora o seu próprio jogo e como os peões e suas estruturas direcionam a partida. O estudo de estratégia distingue os que irão evoluir no jogo dos que não vão, pois aumentam consideravelmente a visão individual sobre Xadrez.

  • Dicas de Torneio: Quais os principais critérios de desempate no Xadrez?

    Dicas de Torneio: Quais os principais critérios de desempate no Xadrez?

    Diferente de alguns esportes como vôley, basquete e judô, no Xadrez é possível o empate. E que participa de torneios e competições de Xadrez, já deve ter se deparado com a seguinte situação: dois ou mais jogadores empatam na pontuação ao final do torneio, porém, um deles fica na frente e outro consequentemente fica uma ou mais posições atrás. Mas qual o motivo? Como funcionam esses tais critérios de desempate? Para entender de uma vez por todas os critérios e não se surpreender ou decepcionar em seu pós torneio, explicaremos os principais critérios utilizados nos torneios oficiais.

  • Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Como se sabe, o Xadrez possui muitas regras. Algumas delas, como os movimentos de cada peça, ou a posição do tabuleiro, ou posição inicial das peças normalmente são respeitadas sem muito problema. Porém, quando o assunto são movimentos extraordinários, situações específicas como tocar em uma peça sua, tocar em uma peça do adversário ou apontar o dedo no tabuleiro para facilitar o cálculo da jogada, muitas pessoas não sabem como proceder ou ficam na dúvida sobre o que diz a regra. Listaremos aqui uma série de normas e recomendações da FIDE para a condução da partida de Xadrez.

  • Aprenda Xadrez #11 - Notação Algébrica, o idioma do Xadrez

    Aprenda Xadrez #11 - Notação Algébrica, o idioma do Xadrez

    As vantagens e os motivos de anotar suas partidas O sistema de Notação Algébrica é a maneira oficial adotada pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) para registrar uma partida. Os livros, revistas e as partidas dos Mestres e Grandes Mestres disponíveis na internet, assim como todo material disponível sobre Xadrez também seguem esse modelo de escrita. 

  • Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Empate: pode valer como uma vitória, ou doer mais que uma derrota Nem toda partida de Xadrez termina com o xeque mate, como já foi visto. Existem 7 casos onde acontece o empate no Xadrez. Vamos aprender todas elas agora, e vale lembrar que esses casos merecem atenção especial, pois muitas vezes o jogador confunde um caso de empate com xeque mate.

  • Aprenda Xadrez #9 - Relógio de Xadrez

    Aprenda Xadrez #9 - Relógio de Xadrez

    Como utilizar e as modalidades do jogo de acordo com o tempo  

  • Aprenda Xadrez #8 - En passant, não passes pelo meu ataque!

    Aprenda Xadrez #8 - En passant, não passes pelo meu ataque!

    En Passant, não passes por meu ataque! Existem algumas regras no jogo de xadrez que se não compreendidas direito podem gerar dúvidas em algum momento. Para não ficar para trás nem descobrir as regras só na hora da partida com seu oponente te ensinando "na prática", é importante conhecer todas as regras do Xadrez, incluindo os movimentos extraordinários como Roque, Promoção de peão e En passant.  Vamos lá?

  • Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Agora que já sabemos que o Rei é a peça mais importante e que o principal objetivo do Xadrez é dominar o Rei adversário, é importante aprendermos como cuidar da segurança do Rei.

  • Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    O objetivo do jogo: Xeque e Xeque Mate Agora que você já conhece o movimento e o ataque de todas as peças, precisamos conversar mais sobre o Rei. Afinal, se não é possível capturar o Rei então como vencê-lo? Ou melhor: como vencer uma partida de Xadrez? Para responder essas perguntas precisamos entender o que é um Xeque e um Xeque Mate.

  • Aprenda Xadrez #5 - Os movimentos da Dama e do Rei

    Aprenda Xadrez #5 - Os movimentos da Dama e do Rei

    No quinto post da série Aprenda Xadrez nós vamos aprender os movimentos da Dama - a mais poderosa e do Rei - o mais importante. Continue lendo e aprenda o esporte da mente mais aclamado de todos os tempos!

  • Aprenda Xadrez #4 - Os movimentos do Cavalo

    Aprenda Xadrez #4 - Os movimentos do Cavalo

    O movimento do Cavalo é o mais peculiar, mas não é difícil de compreender. Dentre todas as peças que movem mais de uma casa por vez, é a única que não tem um movimento "reto". Uma peça de curto alcance onde o movimento lembra a letra “L” ou a letra “Y”. Continue lendo e aprenda de uma vez por todas como essa incrível peça se movimenta!

  • Aprenda Xadrez #3 - Os movimentos da Torre e do Bispo

    Aprenda Xadrez #3 - Os movimentos da Torre e do Bispo

    Olá enxadristas! Continuando nossa série para você Aprender Xadrez Online Grátis, vamos conhecer o movimento de mais duas peças hoje: a Torre e o Bispo.

  • Aprenda Xadrez #2 - Movimento do peão, o operário e sua filosofia

    Aprenda Xadrez #2 - Movimento do peão, o operário e sua filosofia

    Olá futuros enxadristas! No post de hoje vamos aprender o movimento do peão, a infantaria do nosso exercito. Você descobrirá que apesar do seu movimento limitado ele tem muito a oferecer sendo essencial na batalha. Você aprenderá com o peão que a persistência nos permite conquistar nossos objetivos e que devemos sempre avançar na batalha da vida.

  • Aprenda Xadrez #1 - Posicionamento inicial das peças e tabuleiro

    Aprenda Xadrez #1 - Posicionamento inicial das peças e tabuleiro

    O Aprenda Xadrez é uma série de posts do nosso blog para que você possa aprender Xadrez online totalmente grátis! Toda quinta-feira um novo post é lançado com conteúdo exclusivo para você aprender muito mais do que apenas os movimentos e as regras básicas do jogo, nós queremos que você entenda as técnicas elementares para conduzir corretamente uma partida, desde a abertura, passando pelo meio-jogo até o final.

Participe de nossa comunidade

(Comentários)

Comentários

Lista VIP

Cadastre-se na lista VIP e receba gratuitamente dicas e novidades exclusivas sobre Xadrez e saúde da mente!

Feeds

RSS / Atom