Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

Empate: pode valer como uma vitória, ou doer mais que uma derrota




Nem toda partida de Xadrez termina com o xeque mate, como já foi visto. Existem 7 casos onde acontece o empate no Xadrez. Vamos aprender todas elas agora, e vale lembrar que esses casos merecem atenção especial, pois muitas vezes o jogador confunde um caso de empate com xeque mate.

 

1º Caso: Afogamento

Caso algum dos jogadores não possa realizar nenhum movimento legal, a partida estará empatada. Ou seja, se nenhuma peça puder se mover, e se qualquer movimento feito pelo Rei o coloque em posição de xeque, temos empate por afogamento.

 

Empate afogamento
É a vez das Pretas. Perceba que o Rei preto não está atacado, porém não pode se mover. Mesmo em desvantagem material essa posição representa um empate.

 

Afogamento

Mesmo com 4 peões, um Cavalo e o Rei, as pretas não possuem nenhuma jogada legal para ser executada. Caso a vez seja das pretas, essa partida está empatada.

 

 

2º Caso: Repetição de posições no tabuleiro

Em algumas situações, para não abrir mão de certa posição na partida, em que realizar um lance diferente daquele enfraqueceria o próprio exército, os dois lados repetem seguidamente os mesmos movimentos por três vezes. Sendo assim, a partida estará empatada.

 

 

3º Caso: Comum acordo

A qualquer momento da partida, desde que seja sua vez de jogar, um jogador poderá propor empate ao seu adversário. Caso o adversário aceite, a partida estará empatada.

Empate por acordo

4º Caso: Material Insuficiente

Material insuficiente
O principal caso de empate na batalha é sobrar apenas os Monarcas em campo de batalha. Sem exército, não há guerra! 

 

Há casos em que não há peças suficientes em um dos exércitos capazes de cercar o Rei do adversário. O mais claro é quando só temos os dois monarcas no tabuleiro. Não há como um atacar o outro, logo é empate. O mesmo ocorre com Rei e Cavalo contra Rei, Rei e Bispo contra Rei.

Material mínimo para o Mate

É possível realizar xeque-mate com Rei combinado com qualquer uma das peças acima.

 

 

5º Caso: 50 movimentos

É o empate por falta de iniciativa. Quando forem feitos 50 lances de cada lado e não houve captura de peças nem movimento de peão. Em alguns casos, este número pode aumentar. 

50 lances

Imagine a situação da partida acima. É impossível que o Bispo preto ataque os peões brancos e vice-versa. Caso os jogadores optem por mover o Bispo e o Rei de um lado pro outro no tabuleiro, passados 50 lances a partida estará empatada.

 

6º Caso: Os dois tempos terminaram e não é possível determinar qual encerrou primeiro

Nos modelos digitais de relógio de Xadrez é possível verificar qual dos tempos se encerrou primeiro. Sendo possível verificar, perde o jogador cujo tempo encerrou primeiro. Porém quando os dois tempos estão caídos e não é possível determinar qual dos dois caiu primeiro, que é o caso dos relógios mecânicos, temos um empate.

 

7º Caso: Um dos tempos terminou, mas o adversário não possui material para o xeque mate

Em alguns casos, um jogador tem vantagem material, ganharia se a partida continuasse mas seu tempo encerrou. O adversário acusa, mas não possui material para dar mate. A partida está empatada.

 

Exemplo:

Na situação a seguir, suponhamos que o tempo das brancas tenha acabado, e o das pretas não. As pretas acusam a queda de seta, mas não tem nenhuma chance de dar mate no oponente, pois não dipõem de material para isso. Logo, a partida esta empatada.

Casos de empate

 

Já nessa posição temos um detalhe diferente do diagrama anterior, agora as pretas tem material para ganhar. Por mais improvável que seja a vitória do bando negro, ela é POSSÍVEL. Portanto, se o tempo das brancas acaba nessa situação, as negras venceriam.

Casos de empate


O empate pode ser um recurso do jogador ou uma consequência de uma partida igualada. Em todo caso, vale a pena conhecer os casos de empate para melhorar ainda mais seus recursos no jogo.

 

Treine e permita-se jogar as posições que vimos hoje. Somente quando acontecem na prática é que ganhamos segurança nas posições estudadas.

 

Boas partidas e até a próxima ;)




Aviso legal

Todos os artigos deste blog são publicados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 BR. Você pode ler, compartilhar, adaptar e re-publicar para fins não-comerciais desde que citado a fonte junto com link da publicação original.

Posts relacionados

  • Noções de Estratégia - Abertura

    Noções de Estratégia - Abertura

    A estratégia é um tema importante para jogadores de todos os níveis. Ela ajuda a entender o rumo que a partida deve tomar, a criar um plano vitorioso, a compreender e utilizar a seu favor o movimento de cada peça. Ensina também a buscar vantagens em posições aparentemente igualadas, a estragar aos poucos o jogo do adversário enquanto melhora o seu próprio jogo e como os peões e suas estruturas direcionam a partida. O estudo de estratégia distingue os que irão evoluir no jogo dos que não vão, pois aumentam consideravelmente a visão individual sobre Xadrez.

  • Dicas de Torneio: Quais os principais critérios de desempate no Xadrez?

    Dicas de Torneio: Quais os principais critérios de desempate no Xadrez?

    Diferente de alguns esportes como vôley, basquete e judô, no Xadrez é possível o empate. E que participa de torneios e competições de Xadrez, já deve ter se deparado com a seguinte situação: dois ou mais jogadores empatam na pontuação ao final do torneio, porém, um deles fica na frente e outro consequentemente fica uma ou mais posições atrás. Mas qual o motivo? Como funcionam esses tais critérios de desempate? Para entender de uma vez por todas os critérios e não se surpreender ou decepcionar em seu pós torneio, explicaremos os principais critérios utilizados nos torneios oficiais.

  • Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Como se sabe, o Xadrez possui muitas regras. Algumas delas, como os movimentos de cada peça, ou a posição do tabuleiro, ou posição inicial das peças normalmente são respeitadas sem muito problema. Porém, quando o assunto são movimentos extraordinários, situações específicas como tocar em uma peça sua, tocar em uma peça do adversário ou apontar o dedo no tabuleiro para facilitar o cálculo da jogada, muitas pessoas não sabem como proceder ou ficam na dúvida sobre o que diz a regra. Listaremos aqui uma série de normas e recomendações da FIDE para a condução da partida de Xadrez.

  • Aprenda Xadrez #11 - Notação Algébrica, o idioma do Xadrez

    Aprenda Xadrez #11 - Notação Algébrica, o idioma do Xadrez

    As vantagens e os motivos de anotar suas partidas O sistema de Notação Algébrica é a maneira oficial adotada pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) para registrar uma partida. Os livros, revistas e as partidas dos Mestres e Grandes Mestres disponíveis na internet, assim como todo material disponível sobre Xadrez também seguem esse modelo de escrita. 

  • Aprenda Xadrez #9 - Relógio de Xadrez

    Aprenda Xadrez #9 - Relógio de Xadrez

    Como utilizar e as modalidades do jogo de acordo com o tempo  

  • 5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    Preparamos uma super lista  com 5 excelentes aplicativos para jogar Xadrez no seu smartphone ou tablet!

  • Aprenda Xadrez #8 - En passant, não passes pelo meu ataque!

    Aprenda Xadrez #8 - En passant, não passes pelo meu ataque!

    En Passant, não passes por meu ataque! Existem algumas regras no jogo de xadrez que se não compreendidas direito podem gerar dúvidas em algum momento. Para não ficar para trás nem descobrir as regras só na hora da partida com seu oponente te ensinando "na prática", é importante conhecer todas as regras do Xadrez, incluindo os movimentos extraordinários como Roque, Promoção de peão e En passant.  Vamos lá?

  • Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Agora que já sabemos que o Rei é a peça mais importante e que o principal objetivo do Xadrez é dominar o Rei adversário, é importante aprendermos como cuidar da segurança do Rei.

  • O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating?  Apesar de ser uma questão simples para quem já pratica Xadrez, muitas pessoas que estão iniciando sua aventura pelo universo de 64 casas ainda não sabem do que se trata.

  • Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    O objetivo do jogo: Xeque e Xeque Mate Agora que você já conhece o movimento e o ataque de todas as peças, precisamos conversar mais sobre o Rei. Afinal, se não é possível capturar o Rei então como vencê-lo? Ou melhor: como vencer uma partida de Xadrez? Para responder essas perguntas precisamos entender o que é um Xeque e um Xeque Mate.

Participe de nossa comunidade

(Comentários)

Comentários

Lista VIP

Cadastre-se na lista VIP e receba gratuitamente dicas e novidades exclusivas sobre Xadrez e saúde da mente!

Feeds

RSS / Atom