Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

Agora que já sabemos que o Rei é a peça mais importante e que o principal objetivo do Xadrez é dominar o Rei adversário, é importante aprendermos como cuidar da segurança do Rei.

 

Em um jogo de guerra dois conceitos fundamentais para todo jogador são os de ataque e defesa. Quando jogamos Xadrez, devemos ter em mente que não se trata de um jogo onde a sorte ajudará algum dos lados. Somente o conhecimento, as ideias e a criatividade de cada jogador influenciarão no resultado da partida.

De nada adianta comandar um exército de forma desordernada, cada um indo por um lado, sem agir em conjunto e sem buscar um ideal. Portanto, para continuar nossa jornada de aprendizado devemos entender um pouco sobre ataque e defesa além de  conhecer um movimento especial do jogo denominado...

 

Roque, o principal movimento de defesa do Xadrez

 

O Roque é um movimento especial do Xadrez que tem a função de proteger o Rei e ativar a Torre de quem o executa.

Geralmente os jogadores mais experientes optam por fazer o roque o mais depressa possível a fim de evitar surpresas e ataques desagradáveis no início da partida. É uma boa ideia do ponto de vista estratégico, afinal antes de nos preocuparmos em atacar o Rei do oponente é necessário oferecer condições seguras ao nosso.

O roque é considerado um movimento extraordinário pois é o único que:

 

  • O Rei move duas casas de uma vez;
  • A Torre salta uma peça (apenas o Cavalo pode saltar peças em uma partida);
  • O jogador pode mover duas peças em uma única jogada.

 

Sua realização é simples, porém existem algumas regras para a execução do mesmo. Vale a pena conhecer para fugir de jogadores que não conhecem a regra ou que tentam mudá-la para benefício próprio.


Como fazer o Roque passo a passo

A execução correta do roque sempre acontece na seguinte sequência: o Rei move duas para o lado e a Torre salta o Rei, parando ao seu lado. Na sequência passo a passo, o movimento fica assim:

O Roque

 

O Roque

O Roque

 



Os dois tipos de roque

 

O Rei tem a opção de rocar com qualquer uma de suas Torres. O Roque na ala da Dama é chamado de Roque Maior, ou Grande Roque. Tem esse nome pois o Rei está a 3 casas de distância do Rei, enquanto no Roque Menor, ou Pequeno Roque existem apenas das casas de distância entre eles.

 

Roque grande e Roque pequeno

Nesse caso as pretas preferem realizar o roque menor, afinal já é possível sua execução. Já as brancas podem optar por realizar o roque em qualquer uma das alas. Sendo assim, escolhem o roque grande.

 

Roque maior e roque menor

Essa é a posição atingida depois de feito o roque em ambos os lados. Note como o Rei está mais seguro atras de uma fila de peões leais que ajudarão em sua proteção.

 

Quando não é possível realizar o roque?

 

Nem sempre será possível realizar o roque. Sua execução possui regras assim como várias outras situações no xadrez. Para fazer o roque é necessário:

 

1 - Que Rei e a Torre escolhida para o roque estejam em suas posições iniciais e não tenham sido movidas. Se você mover o Rei perde a chance de fazer roque, mesmo se depois você regressar com ele a casa inicial;

 

2 - Que a casa onde o Rei passa e a casa onde ele for parar no fim da execução do roque não estejam ameaçadas. O Rei não pode ser exposto a risco por nós mesmos em momento algum;

 

3 - Se o Rei estiver em Xeque, primeiro deverá ficar em segurança e somente depois fazer o roque;


Roque impedidoNesse caso as brancas não podem fazer roque agora. O Bispo preto ataca em f7, casa onde o Rei branco deveria passar para realizar o roque.

 

Tente fazer o roque cedo e em todas as partidas. Atacar é importante mas uma boa defesa evitará preocupações no início do jogo.

 


Aviso legal

Todos os artigos deste blog são publicados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 BR. Você pode ler, compartilhar, adaptar e re-publicar para fins não-comerciais desde que citado a fonte junto com link da publicação original.

Posts relacionados

  • Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Como se sabe, o Xadrez possui muitas regras. Algumas delas, como os movimentos de cada peça, ou a posição do tabuleiro, ou posição inicial das peças normalmente são respeitadas sem muito problema. Porém, quando o assunto são movimentos extraordinários, situações específicas como tocar em uma peça sua, tocar em uma peça do adversário ou apontar o dedo no tabuleiro para facilitar o cálculo da jogada, muitas pessoas não sabem como proceder ou ficam na dúvida sobre o que diz a regra. Listaremos aqui uma série de normas e recomendações da FIDE para a condução da partida de Xadrez.

  • Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Empate: pode valer como uma vitória, ou doer mais que uma derrota Nem toda partida de Xadrez termina com o xeque mate, como já foi visto. Existem 7 casos onde acontece o empate no Xadrez. Vamos aprender todas elas agora, e vale lembrar que esses casos merecem atenção especial, pois muitas vezes o jogador confunde um caso de empate com xeque mate.

  • Aprenda Xadrez #9 - Relógio de Xadrez

    Aprenda Xadrez #9 - Relógio de Xadrez

    Como utilizar e as modalidades do jogo de acordo com o tempo  

  • Aprenda Xadrez #8 - En passant, não passes pelo meu ataque!

    Aprenda Xadrez #8 - En passant, não passes pelo meu ataque!

    En Passant, não passes por meu ataque! Existem algumas regras no jogo de xadrez que se não compreendidas direito podem gerar dúvidas em algum momento. Para não ficar para trás nem descobrir as regras só na hora da partida com seu oponente te ensinando "na prática", é importante conhecer todas as regras do Xadrez, incluindo os movimentos extraordinários como Roque, Promoção de peão e En passant.  Vamos lá?

  • O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating?  Apesar de ser uma questão simples para quem já pratica Xadrez, muitas pessoas que estão iniciando sua aventura pelo universo de 64 casas ainda não sabem do que se trata.

  • Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    O objetivo do jogo: Xeque e Xeque Mate Agora que você já conhece o movimento e o ataque de todas as peças, precisamos conversar mais sobre o Rei. Afinal, se não é possível capturar o Rei então como vencê-lo? Ou melhor: como vencer uma partida de Xadrez? Para responder essas perguntas precisamos entender o que é um Xeque e um Xeque Mate.

  • Aprenda Xadrez #5 - Os movimentos da Dama e do Rei

    Aprenda Xadrez #5 - Os movimentos da Dama e do Rei

    No quinto post da série Aprenda Xadrez nós vamos aprender os movimentos da Dama - a mais poderosa e do Rei - o mais importante. Continue lendo e aprenda o esporte da mente mais aclamado de todos os tempos!

  • Aprenda Xadrez #4 - Os movimentos do Cavalo

    Aprenda Xadrez #4 - Os movimentos do Cavalo

    O movimento do Cavalo é o mais peculiar, mas não é difícil de compreender. Dentre todas as peças que movem mais de uma casa por vez, é a única que não tem um movimento "reto". Uma peça de curto alcance onde o movimento lembra a letra “L” ou a letra “Y”. Continue lendo e aprenda de uma vez por todas como essa incrível peça se movimenta!

  • Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

    Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

      Mas o que esse jogo tem de tão especial? "O Xadrez deu aos homens uma mensagem de elevação intelectual levando-os a regiões superiores do conhecimento e provendo-lhes de uma fonte inesgotável de emoções”.Uvencio Blanco

  • O que é Xadrez e porque você precisa começar a aprender hoje mesmo

    O que é Xadrez e porque você precisa começar a aprender hoje mesmo

    Trata-se de uma emocionante batalha com exércitos de cavaleiros, torres, arqueiros e corajosos guerreiros compartilhando um mesmo objetivo, aprisionar o rei adversário e vencer a batalha. O Xadrez, atualmente entendido como esporte mental, é um jogo, brincadeira ou esporte de tabuleiro que exige intensa utilização do raciocínio humano. Ele trabalha naquele que o pratica, uma série de habilidades cognitivas tais como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança, dentre outros.

Participe de nossa comunidade

(Comentários)

Comentários

Lista VIP

Cadastre-se na lista VIP e receba gratuitamente dicas e novidades exclusivas sobre Xadrez e saúde da mente!

Feeds

RSS / Atom