Aprenda Xadrez #8 - En passant, não passes pelo meu ataque!

En Passant, não passes por meu ataque!

Existem algumas regras no jogo de xadrez que se não compreendidas direito podem gerar dúvidas em algum momento. Para não ficar para trás nem descobrir as regras só na hora da partida com seu oponente te ensinando "na prática", é importante conhecer todas as regras do Xadrez, incluindo os movimentos extraordinários como Roque, Promoção de peão e En passant.  Vamos lá?

 

Como você já deve ter percebido, o peão é a peça mais peculiar do jogo de Xadrez. Afinal, trata-se da única peça que:

 

 

  • Pode se transformar em outra peça por meio da promoção de peão;
  • A única que uma vez que avança não pode voltar;
  • Uma das únicas que possui movimento especial quando ainda não foi movida (Rei e Torre possuem em caso de roque);
  • Captura de uma maneira e se movimenta de outra.

 

Porém, há ainda mais um movimento que compete somente ao peão e é um movimento especial de captura, chama-se: en passant¹. A regra diz o seguinte:

 

"se um peão avança duas casas e nesse momento para ao lado do peão adversário, o peão adversário poderá o capturar (somente naquele lance) efetuando seu movimento de captura normal, ou seja, na diagonal. O peão irá parar atrás do peão que acabou de avançar e o mesmo será retirado do tabuleiro."

 

Veja no exemplo como acontece:

En passant

O peão branco de d5 está na 5ª horizontal. Quando o peão preto avança duas casas de uma vez, passa pelo seu ataque e para ao lado do peão branco. Nesse momento é possível realizar o en passant.

 

O peão branco está na 5ª fila (horizontal) e com o avanço do peão da Dama preto, o mesmo vai parar ao lado do peão branco avançando duas casas de uma vez. Nesse momento, ele não para no ataque do peão branco, mas passa por ele, portanto as brancas podem efetuar sua captura en passant.

 

En passantO peão branco faz seu movimento de captura normal, em diagonal parando atrás do peão preto e o retira do tabuleiro.

 

 

Curiosidade:

De onde surgiu  a palavra "En passant"?

En passant é um termo francês e significa “de passagem” ou "ao passar". Essa regra foi adotada no século XV, em conjunto com a regra que permitem aos peões o avanço de duas casas em seu primeiro movimento. A regra previne o avanço de um peão por duas casas sem o risco de ser capturada por outro peão.

 

A princípio parece confuso mas vale a pena aprender essa regra direitinho. Afinal, trata-se de um movimento do Xadrez tal como o roque ou o movimento do Cavalo em “L”. Tire suas dúvidas sobre o movimento com seu professor e não esqueça de treinar e acrescentar esse movimento em seu repertório de jogo.

 

Boas partidas e volte sempre que precisar tirar alguma dúvida sobre Xadrez. Até a próxima ;)

 

 

 

 


Aviso legal

Todos os artigos deste blog são publicados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 BR. Você pode ler, compartilhar, adaptar e re-publicar para fins não-comerciais desde que citado a fonte junto com link da publicação original.

Posts relacionados

  • Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Como se sabe, o Xadrez possui muitas regras. Algumas delas, como os movimentos de cada peça, ou a posição do tabuleiro, ou posição inicial das peças normalmente são respeitadas sem muito problema. Porém, quando o assunto são movimentos extraordinários, situações específicas como tocar em uma peça sua, tocar em uma peça do adversário ou apontar o dedo no tabuleiro para facilitar o cálculo da jogada, muitas pessoas não sabem como proceder ou ficam na dúvida sobre o que diz a regra. Listaremos aqui uma série de normas e recomendações da FIDE para a condução da partida de Xadrez.

  • Aprenda Xadrez #11 - Notação Algébrica, o idioma do Xadrez

    Aprenda Xadrez #11 - Notação Algébrica, o idioma do Xadrez

    As vantagens e os motivos de anotar suas partidas O sistema de Notação Algébrica é a maneira oficial adotada pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) para registrar uma partida. Os livros, revistas e as partidas dos Mestres e Grandes Mestres disponíveis na internet, assim como todo material disponível sobre Xadrez também seguem esse modelo de escrita. 

  • Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Empate: pode valer como uma vitória, ou doer mais que uma derrota Nem toda partida de Xadrez termina com o xeque mate, como já foi visto. Existem 7 casos onde acontece o empate no Xadrez. Vamos aprender todas elas agora, e vale lembrar que esses casos merecem atenção especial, pois muitas vezes o jogador confunde um caso de empate com xeque mate.

  • Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Agora que já sabemos que o Rei é a peça mais importante e que o principal objetivo do Xadrez é dominar o Rei adversário, é importante aprendermos como cuidar da segurança do Rei.

  • O que é o Cadastro de Jogadores CBX e como fazer?

    O que é o Cadastro de Jogadores CBX e como fazer?

    A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) assim como outras federações, mantém uma base de dados de jogadores que participam de competições oficiais do esporte. O cadastro é obrigatório para os atletas que queiram participar de torneios oficiais da entidade e também para os torneios da modalidade internacional, que é o caso dos IRTs (International Rating Tournament). Confira nesse artigo o que é o Cadastro de Jogadores CBX, para que serve e como fazer o seu!

  • O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating?  Apesar de ser uma questão simples para quem já pratica Xadrez, muitas pessoas que estão iniciando sua aventura pelo universo de 64 casas ainda não sabem do que se trata.

  • Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    O objetivo do jogo: Xeque e Xeque Mate Agora que você já conhece o movimento e o ataque de todas as peças, precisamos conversar mais sobre o Rei. Afinal, se não é possível capturar o Rei então como vencê-lo? Ou melhor: como vencer uma partida de Xadrez? Para responder essas perguntas precisamos entender o que é um Xeque e um Xeque Mate.

  • Aprenda Xadrez #2 - Movimento do peão, o operário e sua filosofia

    Aprenda Xadrez #2 - Movimento do peão, o operário e sua filosofia

    Olá futuros enxadristas! No post de hoje vamos aprender o movimento do peão, a infantaria do nosso exercito. Você descobrirá que apesar do seu movimento limitado ele tem muito a oferecer sendo essencial na batalha. Você aprenderá com o peão que a persistência nos permite conquistar nossos objetivos e que devemos sempre avançar na batalha da vida.

  • Clube de Xadrez da ESTAVOS em Brasília - Parceria com o Núcleo de Xadrez do clube ASCADE

    Clube de Xadrez da ESTAVOS em Brasília - Parceria com o Núcleo de Xadrez do clube ASCADE

    Clube de Xadrez na ASCADE aberto todas as terças-feiras! O Clube de Xadrez em parceria com o Núcleo de Xadrez do clube ASCADE é gratuito e aberto para toda comunidade enxadrística nas terças-feiras de 19h às 21h para que possam praticar, conhecer novas pessoas e se divertir bastante!

Participe de nossa comunidade

(Comentários)

Comentários

Lista VIP

Cadastre-se na lista VIP e receba gratuitamente dicas e novidades exclusivas sobre Xadrez e saúde da mente!

Feeds

RSS / Atom