Aprenda Xadrez #9 - Relógio de Xadrez

Como utilizar e as modalidades do jogo de acordo com o tempo

 relógio de Xadrez

Modelo digital do relógio de Xadrez

Qual a necessidade de um relógio no jogo de Xadrez?

 

Ao contrário do que muitos pensam e que possa aparentar, Xadrez não é um jogo chato e monótono. Muito pelo contrário. Em alguns casos, uma partida de Xadrez pode ser mais dinâmica do que muitos esportes que carecem de velocidade. No ritmo relâmpago por exemplo, a dinâmica das jogadas é tão rápido que se assemelha a uma partida de tênis de mesa. 

No vídeo a seguir por exemplo, vemos o campeão mundial Magnus Carlsen jogando uma partida contra seu treinador Espen Agdestein. O Campeão possui apenas 30 segundos no relógio para realizar a partida inteira contra 3 minutos de seu adversário. 

 

 

 



Em um momento da história percebeu-se a necessidade de limitar o tempo máximo que uma partida duraria, acabando assim com as famosas partidas eternas que duravam por dias, semanas ou em alguns casos, anos. É mais fácil controlar a duração da partida, caso contrário não haveria como os organizadores planejarem seus eventos.

Relógio de Xadrez 

Modelo digital de um relógio de Xadrez

Também é a quantidade de tempo que cada jogador terá no relógio que determina qual a modalidade de xadrez se está praticando. A FIDE (Federação Internacional de Xadrez) reconhece e aponta um campeão em cada uma das modalidades.

 

Utilizando o relógio

 

O tempo é um fator importantíssimo no jogo. O mesmo valerá tanto quanto o xeque mate na decisão do resultado da partida.  Se o tempo de um jogador  esgotar o mesmo perde a partida, desde que o oponente tenha material para realizar xeque-mate e acuse a queda de seta. Em torneios, o árbitro pode intervir e avisar sobre o fim do tempo.

Relógio de Xaderz

Modelo mecânico do relógio de Xadrez

Uma solução alternativa e barata para substiuir um relógio de Xadrez é baixar um aplicativo. Existem versões grátis ou pagas para diversas plataformas e sistemas operacionais.

 

As modalidades de Xadrez

 

Cada ritmo de jogo trabalha um tipo de habilidade diferente no enxadrista. Em partidas clássicas utilizamos paciência, análise e planejamento em profundidade. Já nas partidas relâmpago, o reflexo e a velocidade na tomada de decisão. As partidas rápidas são as melhores opções para os iniciantes e para partidas casuais, para aqueles que desejam participar de um torneio pela primeira vez, para praticantes ocasionais e para partidas amistosas. Não é cansativa nem superficial.  Existem três ritmos de jogo para definir uma partida.  São eles:

 

Clássico/Standard (STD): Para partidas com tempo acima de 60 minutos para cada jogador;

Rápido/Rapid (RPD): Entre 11 minutos e 60 minutos para cada jogador;

Relâmpago/Blitz(BLZ): 10 minutos ou menos para cada jogador. Em partidas de 2 minutos, um minuto ou ainda menos tempo para cada jogador utiliza-se o termo bullet.

 Modalidades do Xadrez

A FIDE aponta campeões em cada uma das categorias

 

 

Cada ritmo de jogo trabalha um tipo de habilidade diferente. Em partidas clássicas utilizamos paciência, análise. Já nas partidas relâmpago, o reflexo e a velocidade na tomada de decisão.

Mecânico

 

Relógio de Xadrez modelo mecânico. Alguns desses modelos possuem sistema de corda como os de relógios de pulso tradicionais.

 

Recomendamos que experimente os três ritmos de jogo para que descubra qual deles é mais prazeroso para você. E você, já tem seu relógio de Xadrez? Jogue e pratique até dominar essa ferramenta do jogo de Xadrez. Boas partidas e até a próxima ;)

 


Aviso legal

Todos os artigos deste blog são publicados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 BR. Você pode ler, compartilhar, adaptar e re-publicar para fins não-comerciais desde que citado a fonte junto com link da publicação original.

Posts relacionados

  • O que muda na Lei da FIDE a partir de Julho de 2017

    O que muda na Lei da FIDE a partir de Julho de 2017

    Em setembro de 2016 foi aprovada no 87º Congresso FIDE realizado em Baku, Azerbaijão mudanças na Lei da FIDE que entram em vigor a partir de Julho de 2017. A equipe da ESTAVOS participou de um workshop com o AI Antônio Bento onde ele explicou minunciosamente o que muda a partir do meio desse ano nas regras de competição de Xadrez. Confira agora o que muda nas Leis do Xadrez de Jul/2017 até Jun/2021

  • Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Como se sabe, o Xadrez possui muitas regras. Algumas delas, como os movimentos de cada peça, ou a posição do tabuleiro, ou posição inicial das peças normalmente são respeitadas sem muito problema. Porém, quando o assunto são movimentos extraordinários, situações específicas como tocar em uma peça sua, tocar em uma peça do adversário ou apontar o dedo no tabuleiro para facilitar o cálculo da jogada, muitas pessoas não sabem como proceder ou ficam na dúvida sobre o que diz a regra. Listaremos aqui uma série de normas e recomendações da FIDE para a condução da partida de Xadrez.

  • Aprenda Xadrez #11 - Notação Algébrica, o idioma do Xadrez

    Aprenda Xadrez #11 - Notação Algébrica, o idioma do Xadrez

    As vantagens e os motivos de anotar suas partidas O sistema de Notação Algébrica é a maneira oficial adotada pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) para registrar uma partida. Os livros, revistas e as partidas dos Mestres e Grandes Mestres disponíveis na internet, assim como todo material disponível sobre Xadrez também seguem esse modelo de escrita. 

  • Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Empate: pode valer como uma vitória, ou doer mais que uma derrota Nem toda partida de Xadrez termina com o xeque mate, como já foi visto. Existem 7 casos onde acontece o empate no Xadrez. Vamos aprender todas elas agora, e vale lembrar que esses casos merecem atenção especial, pois muitas vezes o jogador confunde um caso de empate com xeque mate.

  • 5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    Preparamos uma super lista  com 5 excelentes aplicativos para jogar Xadrez no seu smartphone ou tablet!

  • Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Agora que já sabemos que o Rei é a peça mais importante e que o principal objetivo do Xadrez é dominar o Rei adversário, é importante aprendermos como cuidar da segurança do Rei.

  • O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating?  Apesar de ser uma questão simples para quem já pratica Xadrez, muitas pessoas que estão iniciando sua aventura pelo universo de 64 casas ainda não sabem do que se trata.

  • Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    O objetivo do jogo: Xeque e Xeque Mate Agora que você já conhece o movimento e o ataque de todas as peças, precisamos conversar mais sobre o Rei. Afinal, se não é possível capturar o Rei então como vencê-lo? Ou melhor: como vencer uma partida de Xadrez? Para responder essas perguntas precisamos entender o que é um Xeque e um Xeque Mate.

  • Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

    Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

      Mas o que esse jogo tem de tão especial? "O Xadrez deu aos homens uma mensagem de elevação intelectual levando-os a regiões superiores do conhecimento e provendo-lhes de uma fonte inesgotável de emoções”.Uvencio Blanco

  • Aprenda Xadrez #1 - Posicionamento inicial das peças e tabuleiro

    Aprenda Xadrez #1 - Posicionamento inicial das peças e tabuleiro

    O Aprenda Xadrez é uma série de posts do nosso blog para que você possa aprender Xadrez online totalmente grátis! Toda quinta-feira um novo post é lançado com conteúdo exclusivo para você aprender muito mais do que apenas os movimentos e as regras básicas do jogo, nós queremos que você entenda as técnicas elementares para conduzir corretamente uma partida, desde a abertura, passando pelo meio-jogo até o final.

Participe de nossa comunidade

(Comentários)

Comentários

Lista VIP

Cadastre-se na lista VIP e receba gratuitamente dicas e novidades exclusivas sobre Xadrez e saúde da mente!

Feeds

RSS / Atom