Dicas de Torneio: Quais os principais critérios de desempate no Xadrez?

Diferente de alguns esportes como vôley, basquete e judô, no Xadrez é possível o empate. E que participa de torneios e competições de Xadrez, já deve ter se deparado com a seguinte situação: dois ou mais jogadores empatam na pontuação ao final do torneio, porém, um deles fica na frente e outro consequentemente fica uma ou mais posições atrás. Mas qual o motivo? Como funcionam esses tais critérios de desempate? Para entender de uma vez por todas os critérios e não se surpreender ou decepcionar em seu pós torneio, explicaremos os principais critérios utilizados nos torneios oficiais.

 

Basicamente todo critério considera algum desempenho, ou do próprio enxadrista ou de seus adversários. Veremos os principais de cada caso.



Critérios que consideram o desempenho dos adversários do enxadrista:

Casos de empateBobby Fischer e Boris Spassky não precisaram de critérios, afinal o match não terminou empatado..

 

Milésimos Totais (M-Buch)

 

É chamado também de Büchholz, os milésimos totais considere a força dos adversários de um determinado jogador após o torneio, realizando a soma da pontuação dos adversários do jogador.

 

O valor dos milésimos totais é definido da seguinte forma:

 

Buch = Pontuação final dos adversários

(É a soma da pontuação de todos adversários do enxadrista no torneio)

 

É importante destacar que este critério é melhor empregado em torneios no Sistema Suiço,  afinal, no Round Robin os adversários de dos jogadores serão os mesmos.

 

Milésimos Medianos (M-Buch)

 

O Median Büchholz, ou em português milésimos medianos segue a mesma lógica dos milésimos totais, porém, desconsidera o melhor e o pior resultado.  A principal justificativa é retira resultados muito destoantes de jogadores muito mais fortes ou fracos que o enxadrista em questão.

 

Sonnenborn-Berger (SB)

 

O SB é um critério muito utilizado não só nos torneios oficiais de xadrez, como também no de damas. Ele atribui valores diferentes para o resultado de seus oponentes levando em consideração de o embate entre você e eles resultou em uma vitória, um empate ou uma derrota. Funciona da seguinte maneira:

 

100% da pontuação dos adversários que o jogador obteve uma vitória

+

50% da pontuação dos adversários que o jogador obteve um empate

+

0% da pontuação dos adversários que o jogador obteve uma derrota

O resultado dessa soma é o valor do seu SB.



Critérios que consideram o desempenho do próprio enxadrista:

Critérios de desempate

Progressivo:

 

É chamado também de Escore Acumulado que é a soma dos pontos de um jogador rodada após rodada. O critério beneficia o melhor desempenho desde o início do torneio, considerando que no sistema suíço as partidas ficam mais difíceis a cada rodada. Assim, quem obtém vitórias nas primeiras rodadas jogará contra jogadores mais fortes e vice-versa.

 

Confronto direto:

 

Esse critério considera o resultado da partida jogada entre os dois jogadores empatados em pontuação e nos outros critérios. Neste caso, o jogador que obteve vitória no confronto direto entre eles também ficará uma posição na frente em caso de empate.

 

Maior número de Vitórias

 

Considera que dentro da pontuação, as vitórias valem mais e servem como critério de desempate. Vamos ilustrar isso com um exemplo:

 

Jogador A: Terminou o torneio com 5 pontos de 7 possíveis, com o seguinte desempenho:

4 vitórias 2 empates e 1 derrota;

 

Jogador B: Também terminou o torneio com 5 pontos de 7 possíveis, mas com o desempenho de:

5 vitórias 2 derrotas e 0 empates;

 

Neste caso, pelo critério de maior número de vitórias venceria o Jogador B, pois o mesmo obteve o maior número de vitórias.

 

Maior número de vitórias com as peças pretas

 

Como no Xadrez as brancas sempre iniciam o combate, entende-se que existe uma vantagem, mesmo que pequena em jogar com as peças brancas. Sendo assim, este critério valoriza a vitória com as peças pretas considerada “mais difícil”.

 

E como aproveitar desse conhecimento nos torneios?

Critérios de desempate

Agora que você já conhece os critérios de desempate, utilize-os em seu favor. Aí vão algumas dicas fáceis para entender melhor e observar na competição:

 

  • Leia o regulamento do torneio antes da competição, e se necessário consulte ele durante ou após a competição. Nele estarão descritos todos os critérios e a ordem dos mesmos.

 

  • Fique de olho nos seus adversários. O desempenho deles ao longo do torneio influencia seus critérios, como já vimos. É claro que não há o que fazer na partida alheia, mas não custa nada torcer pra um adversário seu de uma rodada anterior par ele vencer e melhorar seus critérios.

 

 

  • Evite abandonar o torneio por “tilt”. Sim é um direito seu sair do torneio a qualquer momento e a regra do jogo o permite. Em algumas situações abandonar um torneio pode até garantir uma norma para um jogador, uma vaga em uma competição de maior importância ou até uma premiação. O problema é fazer dessa atitude um hábito, afinal, sair do torneio afeta os critérios de seus adversários, que em alguns casos considerarão falta de fair play de sua parte.

 

 

  • Acompanhe os critérios ao longo do torneio. Nos sites e programas de emparceiramento esses campos são facilmente encontrados ao lado da pontuação cumulativa entre as rodadas. Com essa informação em mãos é mais fácil traçar ou readaptar sua estratégia pro torneio.

 

E você, já terminou um torneio empatado em pontos com alguém e teve que decidir no critério? Compartilhe conosco nos comentários o seu caso ou envie alguma dúvida. Até a próxima ;)


Aviso legal

Todos os artigos deste blog são publicados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 BR. Você pode ler, compartilhar, adaptar e re-publicar para fins não-comerciais desde que citado a fonte junto com link da publicação original.

Posts relacionados

  • O que muda na Lei da FIDE a partir de Julho de 2017

    O que muda na Lei da FIDE a partir de Julho de 2017

    Em setembro de 2016 foi aprovada no 87º Congresso FIDE realizado em Baku, Azerbaijão mudanças na Lei da FIDE que entram em vigor a partir de Julho de 2017. A equipe da ESTAVOS participou de um workshop com o AI Antônio Bento onde ele explicou minunciosamente o que muda a partir do meio desse ano nas regras de competição de Xadrez. Confira agora o que muda nas Leis do Xadrez de Jul/2017 até Jun/2021

  • Os campeões mundiais de 2016

    Os campeões mundiais de 2016

    Em 2016 tivemos um ano de competições enxadrísticas muito intenso e movimentado. Com a tecnologia cada vez mais acessível e várias escolas de Xadrez aparecendo pelo mundo a tendência eram as coisas esquentarem e a hegemonia de apenas um jogador, mesmo que esse jogador seja Magnus Carlsen desaparecer. Confira quem são os campeões mundiais do ano de 2016

  • O Xadrez nas Olimpíadas

    O Xadrez nas Olimpíadas

    Será realizada entre os dias 01 e14 de setembro de 2016 a 42ª Olímpiada de Xadrez na cidade de Baku no Azerbaijão. Diversas pessoas, quer estejam no ambiente do Xadrez ou não possuem dúvidas sobre a participação da modalidade Xadrez nos jogos olímpicos. Qual o motivo da modalidade não participar das olimpiadas juntamente com outras modalidades? Como é o evento olímpico do Xadrez? Quais as principais equipes e como anda o desempenho dos atletas brasileiros nesse tipo de competição?

  • Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Aprenda Xadrez #12 - A Lei do Xadrez

    Como se sabe, o Xadrez possui muitas regras. Algumas delas, como os movimentos de cada peça, ou a posição do tabuleiro, ou posição inicial das peças normalmente são respeitadas sem muito problema. Porém, quando o assunto são movimentos extraordinários, situações específicas como tocar em uma peça sua, tocar em uma peça do adversário ou apontar o dedo no tabuleiro para facilitar o cálculo da jogada, muitas pessoas não sabem como proceder ou ficam na dúvida sobre o que diz a regra. Listaremos aqui uma série de normas e recomendações da FIDE para a condução da partida de Xadrez.

  • Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Aprenda Xadrez #10 - Empate no Xadrez

    Empate: pode valer como uma vitória, ou doer mais que uma derrota Nem toda partida de Xadrez termina com o xeque mate, como já foi visto. Existem 7 casos onde acontece o empate no Xadrez. Vamos aprender todas elas agora, e vale lembrar que esses casos merecem atenção especial, pois muitas vezes o jogador confunde um caso de empate com xeque mate.

  • 5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    Preparamos uma super lista  com 5 excelentes aplicativos para jogar Xadrez no seu smartphone ou tablet!

  • O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating?  Apesar de ser uma questão simples para quem já pratica Xadrez, muitas pessoas que estão iniciando sua aventura pelo universo de 64 casas ainda não sabem do que se trata.

  • 6 lições do Xadrez sobre gestão e liderança

    6 lições do Xadrez sobre gestão e liderança

    Várias são as lições que o Xadrez apresenta para nossa vida. Desde as habilidades cognitivas, como concentração, foco, memória, velocidade no raciocínio, até valores como honestidade, perseverança, paciência e disciplina. E quando falamos sobre gestão e liderança não é diferente. O jogo de Xadrez tem muitas analogias pertinentes para o ambiente empresarial que vão desde o foco no objetivo até o trabalho em equipe. Veja neste artigo 6 habilidades do Xadrez para sua empresa ou sua carreira

  • Desestabilização Psicológica no Jogo de Xadrez

    Desestabilização Psicológica no Jogo de Xadrez

    Conheça algumas formas de desestabilização psicológica em uma partida de Xadrez. São fatores externos que direta ou indiretamente podem afetar o resultado de uma partida. Excelente texto do Árbitro Internacional de Xadrez Roberto Telles de Souza.

Participe de nossa comunidade

(Comentários)

Comentários

Lista VIP

Cadastre-se na lista VIP e receba gratuitamente dicas e novidades exclusivas sobre Xadrez e saúde da mente!

Feeds

RSS / Atom