Magnus Carlsen defende sua coroa

 

Mais uma vez o norueguês Magnus Carlsen defendeu seu título de Campeão do Mundo de Xadrez. Desta vez, contra o russo Sergey Karjakin que ofereceu uma resistência sem precedentes.

 

Uma disputa marcada pelo equilíbrio

 

A disputa que ocorreu entre os dias 11 e 30 de novembro na cidade de Nova York, foi marcada principalmente pelo equilíbrio entre a força de jogo dos dois atletas que empataram na primeira sessão de partidas.

 

Das 12 partidas, ocorreu apenas uma vitória para cada lado e 10 empates (!).

Como o empate persistiu, os jogos foram pro tie break, ou seja, os pontos foram zerados e mais 4 partidas seriam jogadas entre eles desta vez na modalidade Xadrez rápido.

Amigos a muito tempo, apenas fora do tabuleiro..

Nas duas primeiras partidas, dois empates e os fãs acreditando que seria mais uma exibição de teoria e equilíbrio. Mas nas duas últimas partidas Carlsen mostrou ao mundo os motivos que fazem dele o mais brilhante jogador ativo de xadrez.

 

Na última partida, ainda presenteou os fãs com um sacrifício de Dama onde daria mate inevitável em Karjakin no lance seguinte.

Posição final 50.Dh6+

Eis a posição final com um belo sacrifício de Dama

Para uns o match não foi como o esperado e ficou devendo um jogo mais agressivo, quiçá umas sicilianas. Para outros a admiração ao nível técnico e preparação física, teórica e psicológica dos jogadores foi o que marcou.

Carlsen Campeão

No fundo, todos apaixonados por xadrez querem dar sua opinião e ter razão e disso tudo só tiramos duas certezas:

1- Os próximos torneios de alto nível do mundo serão realmente impressionantes e Carlsen terá trabalho com tantos jogadores fortes desejando sua coroa;

2 - Magnus Carlsen ainda é o melhor jogador de Xadrez do mundo!

 

 

Bônus: Veja um compilado com os melhores momentos da disputa:

 


Aviso legal

Todos os artigos deste blog são publicados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 BR. Você pode ler, compartilhar, adaptar e re-publicar para fins não-comerciais desde que citado a fonte junto com link da publicação original.

Posts relacionados

  • Os campeões mundiais de 2016

    Os campeões mundiais de 2016

    Em 2016 tivemos um ano de competições enxadrísticas muito intenso e movimentado. Com a tecnologia cada vez mais acessível e várias escolas de Xadrez aparecendo pelo mundo a tendência eram as coisas esquentarem e a hegemonia de apenas um jogador, mesmo que esse jogador seja Magnus Carlsen desaparecer. Confira quem são os campeões mundiais do ano de 2016

  • 5 Mitos e Preconceitos sobre o Xadrez

    5 Mitos e Preconceitos sobre o Xadrez

        Desde sua forma primária até o Xadrez de alto nível dos computadores que temos hoje, o jogo passou por diversas modificações que o deixaram mais divertido e praticável.

  • O Xadrez nas Olimpíadas

    O Xadrez nas Olimpíadas

    Será realizada entre os dias 01 e14 de setembro de 2016 a 42ª Olímpiada de Xadrez na cidade de Baku no Azerbaijão. Diversas pessoas, quer estejam no ambiente do Xadrez ou não possuem dúvidas sobre a participação da modalidade Xadrez nos jogos olímpicos. Qual o motivo da modalidade não participar das olimpiadas juntamente com outras modalidades? Como é o evento olímpico do Xadrez? Quais as principais equipes e como anda o desempenho dos atletas brasileiros nesse tipo de competição?

  • 5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    Preparamos uma super lista  com 5 excelentes aplicativos para jogar Xadrez no seu smartphone ou tablet!

  • Kasparov volta a jogar! Ôhhh.. O Campeão voltou...

    Kasparov volta a jogar! Ôhhh.. O Campeão voltou...

    Kasparov volta a jogar! Ôhhh.. O Campeão voltou... E para delírio dos amantes do Xadrez, a lenda viva Garry Kasparov jogará um torneio de exibição nessa quinta, 28 e sexta feira 29/04.

  • 6 lições do Xadrez sobre gestão e liderança

    6 lições do Xadrez sobre gestão e liderança

    Várias são as lições que o Xadrez apresenta para nossa vida. Desde as habilidades cognitivas, como concentração, foco, memória, velocidade no raciocínio, até valores como honestidade, perseverança, paciência e disciplina. E quando falamos sobre gestão e liderança não é diferente. O jogo de Xadrez tem muitas analogias pertinentes para o ambiente empresarial que vão desde o foco no objetivo até o trabalho em equipe. Veja neste artigo 6 habilidades do Xadrez para sua empresa ou sua carreira

  • Desestabilização Psicológica no Jogo de Xadrez

    Desestabilização Psicológica no Jogo de Xadrez

    Conheça algumas formas de desestabilização psicológica em uma partida de Xadrez. São fatores externos que direta ou indiretamente podem afetar o resultado de uma partida. Excelente texto do Árbitro Internacional de Xadrez Roberto Telles de Souza.

  • O que é Xadrez e porque você precisa começar a aprender hoje mesmo

    O que é Xadrez e porque você precisa começar a aprender hoje mesmo

    Trata-se de uma emocionante batalha com exércitos de cavaleiros, torres, arqueiros e corajosos guerreiros compartilhando um mesmo objetivo, aprisionar o rei adversário e vencer a batalha. O Xadrez, atualmente entendido como esporte mental, é um jogo, brincadeira ou esporte de tabuleiro que exige intensa utilização do raciocínio humano. Ele trabalha naquele que o pratica, uma série de habilidades cognitivas tais como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança, dentre outros.

Participe de nossa comunidade

(Comentários)

Comentários

Lista VIP

Cadastre-se na lista VIP e receba gratuitamente dicas e novidades exclusivas sobre Xadrez e saúde da mente!

Feeds

RSS / Atom