Por: Bruno Barbosa em Xadrez Posted: 15/02/2016

O que é Xadrez e porque você precisa começar a aprender hoje mesmo

A Academia ESTAVOS é formada por pessoas que amam Xadrez, então nada melhor do que estreiar o nosso blog respondendo a uma questão básica sobre esse maravilhoso esporte:

O que é Xadrez?

Trata-se de uma emocionante batalha com exércitos de cavaleiros, torres, arqueiros e corajosos guerreiros compartilhando um mesmo objetivo, aprisionar o rei adversário e vencer a batalha.

O Xadrez, atualmente entendido como esporte mental, é um jogo, brincadeira ou esporte de tabuleiro que exige intensa utilização do raciocínio humano. Ele trabalha naquele que o pratica, uma série de habilidades cognitivas tais como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança, dentre outros.

Na batalha no tabuleiro também envolvem-se as emoções. Lidar com um oponente sentado à sua frente, em silencio, com uma vantagem adquirida, dá um peso a mais na responsabilidade de vencer, na batalha contra o relógio ou com um erro displiscente cometido são situações que trazem ao enxadrista um turbilhão de sentimentos que ele deverá conduzir da forma menos destrutiva possível a si e a seu jogo. Uma nova habilidade é adquirida e trabalhada durante a partida, o autocontrole. Aceitar que “peça tocada é peça jogada”, mesmo tendo agido pelo ímpeto, requer honestidade. Cumprimentar o adversário antes e depois da partida, significam respeito ao próximo, espírito competitivo, e nobreza.

Ensinar a seu oponente algo que vá aprimorar seu jogo após uma vitória fácil, ou perguntar “onde foi que errei?” a um jogador mais habilidoso que acabou de te derrotar exercitam a humildade na ida e na volta. O jogo onde errar não é errado, mas sim uma possibilidade de aumentar o repertório de conhecimento sobre o jogo. Chama-se: evolução.

Há também nas sessenta e quatro casas algo muito peculiar: a expressão artística. Para a compreensão desta, é necessário um conhecimento básico ou razoável sobre o jogo, mas garanto que desde jogadores ocasionais até os melhores enxadristas do mundo criam e apreciam partidas espetaculares ou sacrifícios de peças fantásticos, que questionam a lógica por vezes a superando. No Xadrez também a arte nos aponta uma resposta.

Não fossem todos esses fatores, comportamentais, filosóficos, racionais e sociais que o Xadrez trabalha, aceitaríamos que se trata somente de um jogo, porém, não é o caso.

O Xadrez ajuda nos estudos?

Sim! Pesquisas apontam que estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática.

Em sua visita ao Brasil no ano de 2010, Garry Kasparov - ex-campeão mundial de Xadrez, fundador da Fundação Kasparov para o Xadrez Escolar, instituição patrocinada pela UNESCO, referiu-se a uma das pesquisas sobre as consequências do ensino sistemático do Xadrez no ensino infantil feita na Alemanha, em que se concluiu: Em turmas em que se tinha mais aulas de matemática do que de Xadrez e outras que se tinha mais aulas de Xadrez do que matemática, essas últimas conseguiam aprender melhor matemática.

A partir de qual idade posso aprender?

O Xadrez é recomendado para todas as faixas etárias. Crianças podem tirar proveito do jogo a partir de 6 anos de idade, mas em alguns casos crianças de 5 anos já demonstram grande aptidão para o esporte da mente.

 

E você, já sabe jogar Xadrez? Está esperando o que para começar a aprender hoje mesmo?! Comente abaixo e deixe sua opinião sobre esse esporte milenar que vem conquistando mentes e corações a cada dia!


Aviso legal

Todos os artigos deste blog são publicados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 BR. Você pode ler, compartilhar, adaptar e re-publicar para fins não-comerciais desde que citado a fonte junto com link da publicação original.

Posts relacionados

  • 5 Mitos e Preconceitos sobre o Xadrez

    5 Mitos e Preconceitos sobre o Xadrez

        Desde sua forma primária até o Xadrez de alto nível dos computadores que temos hoje, o jogo passou por diversas modificações que o deixaram mais divertido e praticável.

  • Magnus Carlsen defende sua coroa

    Magnus Carlsen defende sua coroa

    Mais uma vez o norueguês Magnus Carlsen defendeu seu título de Campeão do Mundo de Xadrez. Desta vez, contra o russo Sergey Karjakin que ofereceu uma resistência sem precedentes. Confira no post o que aconteceu no Mundial de Xadrez 2016

  • O que significa ESTAVOS?

    O que significa ESTAVOS?

    A palavra ESTAVOS é um acrônimo entre as palavras, Estratégia, Tática e objetivos. Esses três conceitos são estudados por jogadores de Xadrez de diversos níveis. Conceitos estes que se pararmos pra pensar, são essenciais no cotidiano. E onde isso se aplica? Na vida!

  • Vem aí o IRT Brasiliense de Xadrez Amador 2016

    Vem aí o IRT Brasiliense de Xadrez Amador 2016

    O Campeonato IRT Brasiliense de Xadrez Amador 2016 - Sub 2200 vai agitar o Xadrez de Brasília entre os dias 17 (sexta-feira) e 19 (domingo). O torneio é responsável por apontar o Campeão Brasiliense de Xadrez sub-2200 além de garantir duas vagas para a final do Campeonato Brasiliense Absoluto de Xadrez 2016. O evento é realizado pela Federação Brasiliense de Xadrez, organização da Academia ESTAVOS e apoio do Venâncio Shopping.

  • Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Aprenda Xadrez #7 - Roque, a defesa do Rei

    Agora que já sabemos que o Rei é a peça mais importante e que o principal objetivo do Xadrez é dominar o Rei adversário, é importante aprendermos como cuidar da segurança do Rei.

  • Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    Aprenda Xadrez #6 - Xeque e Xeque Mate

    O objetivo do jogo: Xeque e Xeque Mate Agora que você já conhece o movimento e o ataque de todas as peças, precisamos conversar mais sobre o Rei. Afinal, se não é possível capturar o Rei então como vencê-lo? Ou melhor: como vencer uma partida de Xadrez? Para responder essas perguntas precisamos entender o que é um Xeque e um Xeque Mate.

  • Aprenda Xadrez #5 - Os movimentos da Dama e do Rei

    Aprenda Xadrez #5 - Os movimentos da Dama e do Rei

    No quinto post da série Aprenda Xadrez nós vamos aprender os movimentos da Dama - a mais poderosa e do Rei - o mais importante. Continue lendo e aprenda o esporte da mente mais aclamado de todos os tempos!

  • Aprenda Xadrez #4 - Os movimentos do Cavalo

    Aprenda Xadrez #4 - Os movimentos do Cavalo

    O movimento do Cavalo é o mais peculiar, mas não é difícil de compreender. Dentre todas as peças que movem mais de uma casa por vez, é a única que não tem um movimento "reto". Uma peça de curto alcance onde o movimento lembra a letra “L” ou a letra “Y”. Continue lendo e aprenda de uma vez por todas como essa incrível peça se movimenta!

  • Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

    Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

      Mas o que esse jogo tem de tão especial? "O Xadrez deu aos homens uma mensagem de elevação intelectual levando-os a regiões superiores do conhecimento e provendo-lhes de uma fonte inesgotável de emoções”.Uvencio Blanco

  • Aprenda Xadrez #3 - Os movimentos da Torre e do Bispo

    Aprenda Xadrez #3 - Os movimentos da Torre e do Bispo

    Olá enxadristas! Continuando nossa série para você Aprender Xadrez Online Grátis, vamos conhecer o movimento de mais duas peças hoje: a Torre e o Bispo.

  • Confira como foi o Festival Nacional da Criança de Xadrez o FENAC 2016

    Confira como foi o Festival Nacional da Criança de Xadrez o FENAC 2016

    Confira como foi o Festival Nacional da Criança de Xadrez 2016, a ESTAVOS esteve presente e fez a cobertura do evento.

  • Aprenda Xadrez #2 - Movimento do peão, o operário e sua filosofia

    Aprenda Xadrez #2 - Movimento do peão, o operário e sua filosofia

    Olá futuros enxadristas! No post de hoje vamos aprender o movimento do peão, a infantaria do nosso exercito. Você descobrirá que apesar do seu movimento limitado ele tem muito a oferecer sendo essencial na batalha. Você aprenderá com o peão que a persistência nos permite conquistar nossos objetivos e que devemos sempre avançar na batalha da vida.

  • 6 lições do Xadrez sobre gestão e liderança

    6 lições do Xadrez sobre gestão e liderança

    Várias são as lições que o Xadrez apresenta para nossa vida. Desde as habilidades cognitivas, como concentração, foco, memória, velocidade no raciocínio, até valores como honestidade, perseverança, paciência e disciplina. E quando falamos sobre gestão e liderança não é diferente. O jogo de Xadrez tem muitas analogias pertinentes para o ambiente empresarial que vão desde o foco no objetivo até o trabalho em equipe. Veja neste artigo 6 habilidades do Xadrez para sua empresa ou sua carreira

  • Aprenda Xadrez #1 - Posicionamento inicial das peças e tabuleiro

    Aprenda Xadrez #1 - Posicionamento inicial das peças e tabuleiro

    O Aprenda Xadrez é uma série de posts do nosso blog para que você possa aprender Xadrez online totalmente grátis! Toda quinta-feira um novo post é lançado com conteúdo exclusivo para você aprender muito mais do que apenas os movimentos e as regras básicas do jogo, nós queremos que você entenda as técnicas elementares para conduzir corretamente uma partida, desde a abertura, passando pelo meio-jogo até o final.

Participe de nossa comunidade

(Comentários)

Comentários

Lista VIP

Cadastre-se na lista VIP e receba gratuitamente dicas e novidades exclusivas sobre Xadrez e saúde da mente!

Feeds

RSS / Atom