O que significa ESTAVOS?

A palavra ESTAVOS é um acrônimo entre as palavras, Estratégia, tica e objetivos. Esses três conceitos são estudados por jogadores de Xadrez de diversos níveis. Conceitos estes que se pararmos pra pensar, são essenciais no cotidiano. E onde isso se aplica? Na vida!

 

Afinal xadrez é como a vida e a vida imita o Xadrez. Diversas são as relações que podemos fazer entre uma partida de Xadrez e a vida real. No método de ensino da ESTAVOS, a todo momentos trabalhamos essas relações com os alunos e ensinamos a aplicar os conceitos enxadrísticos da melhor maneira em sua própria vida. Experimente observar com outra visão alguns conceitos que você já conhece.

 

Estratégia, A arte de planejar…

“Aonde fica a saída?", Perguntou Alice ao gato que ria.

”Depende”, respondeu o gato.

”De quê?”, replicou Alice;

”Depende de para onde você quer ir...”

Alice no país das maravilhas Lewis Carroll

 

Estrategia

No Xadrez é o que determina a direção da partida a longo prazo. É o plano que define a direção da partida. Jogar de forma anti-estratégica geralmente conduz a derrota, é como querer chegar em um destino utilizando uma estrada errada.

 

Na vida, a estratégia pode e está presente em planos e projetos. Afinal, os grandes projetos da vida não acontecem do dia para a noite, levam tempo para acontecer. Nesse tempo é importante não perder o foco, o sentido da causa.  Em contrapartida, viver sem estratégia, ou seja, não saber onde se quer chegar também conduz à ruína. Tenha um plano, afinal um plano ruim é melhor que plano nenhum.

Tática, a arte de agir...

“As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.”

Sun Tzu

Tatica

No Xadrez, tática é o aproveitamento de uma situação para conseguir vantagem material. Geralmente a tática leva ao desequilíbrio da partida. Para muitos, as melhores táticas aparecem no caminho correto da estratégia. Para outros, como Mikhail Tal, tudo é tática.

Na vida, é fazer o que tem que ser feito. A execução do plano traçado e pensado. É aproveitar as oportunidades que aparecem no caminho. Geralmente as melhores táticas aparecem quando a estratégia está correta. Ou seja, as oportunidades realmente determinantes estão no caminho do seus objetivos, dificilmente fora deles.

 

Objetivos, a arte de manter-se motivado..

“Vá firme na direção das suas metas, porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza.”

Lauro Trevisan

Objetivos

No Xadrez, o objetivo do jogo é o Xeque mate. O objetivo final do jogo de Xadrez é facilmente visualizado. Porém, até o xeque mate, várias situações adversas acontecerão. Afinal, enquanto fazemos planos, o adversário também faz os dele. E geralmente o maior plano de um adversário é frustrar nossos planos. Vence quem sobrepujar as adversidades de melhor forma. Em todo caso, o clímax do Xadrez está longe de ser o xeque mate. A partida em si, os momentos vividos em frente ao tabuleiro, o caminho até o mate é o que realmente vale a pena e traz sensação de satisfação.

Já na vida, todos têm seus próprios objetivos. Eles são extremamente importantes e são o combustível para levantar da cama em algumas situações. Porém, acreditar que só após atingir o objetivo é que se obterá a sensação de felicidade é um erro que pode lhe custar caro. Afinal, a felicidade está no caminho, não na chegada. As lições, as oportunidades táticas, a jornada estratégica, tudo tem sua beleza e em tudo aprende-se algo.

Eles são os motivos que fazem você querer vencer a batalha. Ganhar ou perder no jogo não é de fato o mais importante, mas na vida você é o Rei de suas ações e perder sem reagir ou abandonar nunca são boas opções.

 

 

estavos

Conceitos como esses, são trabalhados desde o primeiro encontro dos alunos na Academia ESTAVOS, afinal, o Xadrez é nossa ferramenta para contribuir intelectualmente e moralmente com a sociedade.

A missão da Academia ESTAVOS é ensinar Xadrez ao máximo de pessoas, e que essas pessoas utilizem o Xadrez para seu próprio bem. Acreditamos que o mesmo é um agente transformador de vidas. Xadrez transforma mentes, mentes transformam o mundo!

Gostou? Se identificou? Deixe um comentário ou compartilhe o que foi bom pra ti com mais pessoas. Até a próxima ;)


Aviso legal

Todos os artigos deste blog são publicados sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 BR. Você pode ler, compartilhar, adaptar e re-publicar para fins não-comerciais desde que citado a fonte junto com link da publicação original.

Posts relacionados

  • Os campeões mundiais de 2016

    Os campeões mundiais de 2016

    Em 2016 tivemos um ano de competições enxadrísticas muito intenso e movimentado. Com a tecnologia cada vez mais acessível e várias escolas de Xadrez aparecendo pelo mundo a tendência eram as coisas esquentarem e a hegemonia de apenas um jogador, mesmo que esse jogador seja Magnus Carlsen desaparecer. Confira quem são os campeões mundiais do ano de 2016

  • 5 Mitos e Preconceitos sobre o Xadrez

    5 Mitos e Preconceitos sobre o Xadrez

        Desde sua forma primária até o Xadrez de alto nível dos computadores que temos hoje, o jogo passou por diversas modificações que o deixaram mais divertido e praticável.

  • 5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    5 Aplicativos para jogar Xadrez em seu Smartphone ou Tablet

    Preparamos uma super lista  com 5 excelentes aplicativos para jogar Xadrez no seu smartphone ou tablet!

  • O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating e pra que ele serve?

    O que é rating?  Apesar de ser uma questão simples para quem já pratica Xadrez, muitas pessoas que estão iniciando sua aventura pelo universo de 64 casas ainda não sabem do que se trata.

  • Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

    Como o Xadrez pode mudar a vida das pessoas

      Mas o que esse jogo tem de tão especial? "O Xadrez deu aos homens uma mensagem de elevação intelectual levando-os a regiões superiores do conhecimento e provendo-lhes de uma fonte inesgotável de emoções”.Uvencio Blanco

  • 6 lições do Xadrez sobre gestão e liderança

    6 lições do Xadrez sobre gestão e liderança

    Várias são as lições que o Xadrez apresenta para nossa vida. Desde as habilidades cognitivas, como concentração, foco, memória, velocidade no raciocínio, até valores como honestidade, perseverança, paciência e disciplina. E quando falamos sobre gestão e liderança não é diferente. O jogo de Xadrez tem muitas analogias pertinentes para o ambiente empresarial que vão desde o foco no objetivo até o trabalho em equipe. Veja neste artigo 6 habilidades do Xadrez para sua empresa ou sua carreira

  • Desestabilização Psicológica no Jogo de Xadrez

    Desestabilização Psicológica no Jogo de Xadrez

    Conheça algumas formas de desestabilização psicológica em uma partida de Xadrez. São fatores externos que direta ou indiretamente podem afetar o resultado de uma partida. Excelente texto do Árbitro Internacional de Xadrez Roberto Telles de Souza.

  • O que é Xadrez e porque você precisa começar a aprender hoje mesmo

    O que é Xadrez e porque você precisa começar a aprender hoje mesmo

    Trata-se de uma emocionante batalha com exércitos de cavaleiros, torres, arqueiros e corajosos guerreiros compartilhando um mesmo objetivo, aprisionar o rei adversário e vencer a batalha. O Xadrez, atualmente entendido como esporte mental, é um jogo, brincadeira ou esporte de tabuleiro que exige intensa utilização do raciocínio humano. Ele trabalha naquele que o pratica, uma série de habilidades cognitivas tais como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança, dentre outros.

Participe de nossa comunidade

(Comentários)

Comentários

Lista VIP

Cadastre-se na lista VIP e receba gratuitamente dicas e novidades exclusivas sobre Xadrez e saúde da mente!

Feeds

RSS / Atom